domingo, 21 de junho de 2009

FRASES de PADRE PIO (São Pio de Pietrelcina) Maio/09

5/31 - "Confie no Senhor e fique tranquila."

5/30 - "Procure conformar-se com a vontade de Deus sempre e em tudo, e não tenha medo."

5/29 - "Não dê importância ao demônio, despreze-o."

5/28 - "As pessoas apegadas ao mundo, mergulhadas em seus afazeres, vivem na obscuridade e no erro; nem pensam em conhecer as coisas de Deus, nem pensam em sua salvação eterna."

5/27 - "Nunca se sente à mesa sem ter antes dado graças ao Senhor."

5/26 - "Bendigo de todo o coração o fervoroso trabalho dos missionários."

5/25 - Aniversário de Padre Pio (1887)

5/24 - "Queira o Senhor conservá-lo sempre no Seu santo amor e fazê-lo atingir a mais alta perfeição cristã."

5/23 - "Deus é misericordioso e ouvirá a tua oração!"

5/22 - "Reze, confie e não se preocupe."

5/21 - "Como Jesus, preparemo-nos a duas ascensões: uma ao Calvário e outra ao Céu. A ascensão ao Calvário, se não for alegre, deve ao menos ser resignada."

5/20 - "Quantas vezes Jesus nos convidou a segui-Lo?"

5/19 - "Sejamos devotos de Nossa Senhora."

5/18 - "Que Nossa Senhora nos torne dignos da Misericórdia Divina."

5/17 - "Sem Jesus, você nada pode fazer."

5/16 - "Se formos imitadores de Jesus, suportando todas as batalhas da vida, participaremos de Seus triunfos."

5/15 - "Agrada a Deus ao máximo, até que no fim do dia tua consciência não tenha do que te repreender." 

5/14 - "Procura não inquietar tua alma diante do triste espetáculo da injustiça humana. Sobre esta injustiça verás um dia o triunfo definitivo da justiça de Deus."

5/13 - "O demônio é como um cão raivoso acorrentado: além dos limites da corrente ele não pode atacar ninguém. Fique, portanto, longe dele. Se você se aproxima, você se deixa agarrar!"

5/12 - "Lembre-se de que à medida que passam os anos a eternidade se aproxima!"

5/11 - "Aja com retidão, mesmo se parecer que todo o inferno vai se voltar contra você!"

5/10 - "Não dê importância às pessoas que não sabem o que dizem."

5/09 - "A ingenuidade é uma virtude, mas apenas até certo ponto; ela deve sempre ser acompanhada da prudência. A astúcia e a safadeza, por outro lado, são diabólicas e podem causar muito mal."

5/08 - "A verdade pode ser combatida, mas não destruída."

5/07 - "Sempre se lembre de que Deus vê tudo!"

5/06 - "Dirija seus louvores somente a Deus."

5/05 - "Seu anjo da guarda nunca o abandona. Ele é seu mais sincero e fiel amigo, mesmo quando você o entristece com seu mau comportamento."

5/04 - "A confiança nos faz subir a Deus."

5/03 - "A humildade nos atrai a Deus."

5/02 - "Na Igreja se fala somente com Deus."

5/01 - "Reze pelos bons e pelos maus."

Faça a Diferença!!!


 

Artigo 003

 

Faça a Diferença !!!


"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só podia fazer pouco."

 

  

Pobreza

Entre 55 e 90 milhões de pessoas passarão à condição de

pobreza extrema ainda neste ano de 2009, devido à recessão mundial resultante da crise financeira internacional.Mais de 1 Bilhão sofrerá de fome crônica no mundo todo.

Segundo pesquisas, 53,9 milhões de brasileiros são pobres; isso significa que quatro em cada dez brasileiros vivem em miséria absoluta. Entre as 130 Nações que medem a distribuição de renda, o Brasil é o penúltimo colocado; só ganha de Serra Leoa.equivale a 31,7% da população. 21,9 milhões dessa população são muito pobres, ou 12,9% dos brasileiros.  

 

 

Violência

Segundo a UNESCO, de 60 países analisados, em apenas 06 o número de homicídios é superior ao número de mortes por acidentes de trânsito.Dentre esses está o Brasil e mais três países da América Latina. Em 49 desses países, o número de suicídios é superior ao número de homicídios; dentre as exceções está o Brasil e mais sete países da América Latina. A América Latina é a região onde mais ocorrem homicídios no planeta: 30 mortes para cada grupo de 100.000 pessoas ao ano, o triplo da média mundial.

Da população mundial, o Brasil responde por 11% de todos os homicídios do planeta. É o 2º país que mais mata utilizando armas de fogo, 3º em homicídios contra jovens e 4º colocado em homicídios no geral. O Brasil é o 3º mais violento da América Latina, perdendo somente para a Colômbia e Venezuela.

 

 

Aborto

Estima-se que são feitos 42 milhões de abortos a cada ano em todo o Planeta, e, desses, 20 milhões são ilegais ou executados clandestinamente. Segundo a OMS, abortos inseguros causam por volta de 65.000 a 70.000 mortes maternas a cada ano(1), 99% das quais ocorrendo nos países em desenvolvimento(2).

No Brasil a cada minuto, quase dois abortos clandestinos são realizados . O número é uma estimativa baseada nas internações pós-aborto pelo SUS e aponta que, desde 1999, cerca de 952 mil mulheres interromperam a gravidez por ano no país.

 

 

Desmatamento

Dados divulgados indicam que a Floresta Amazônica perdeu 754,3 quilômetros quadrados de florestas entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. A área equivale a metade do município de São Paulo.

O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazônia, nos últimos 20 anos.

O Brasil é campeão mundial de desmatamento.  Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2.  As principais causas pelo desmatamento na Amazônia são a retirada de madeira, o cultivo de soja e gado.

 

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com devoção e compaixão. Começando com a nossa própria transformação pessoal e, mediante serviço, por fazer a diferença, é a forma como nós acreditamos que vamos chegar a essa massa crítica de pessoas que, juntas, emerge como a nova humanidade.

Serviço altruísta surge espontaneamente a partir de apenas compreendendo que somos uma humanidade. Talvez você possa escolher as atividades que podem de alguma forma contribuir para o bem estar dos outros em sua comunidade. Isso poderia ser empenho pessoal voluntariado como ajudar uma pessoa idosa, um orfanato, um abrigo, um hospital, entre outros.

 

Os valores e os princípios do movimento emergente para uma nova humanidade, e da Aliança, que está a tentar servi-lo, se baseiam no apoio de políticas, as causas e as ações que favoreçam o respeito pela vida, dignidade humana, a liberdade, a sustentabilidade ecológica e a paz.

 

Faça todo o bem que puder

Por todos os meios que puder

De todas as maneiras que puder.

Em todos os lugares que puder

Todas as horas que puder

Para todas as pessoas que puder

Enquanto você puder.

Faça a Diferença.

 

 

 Por Marcio Demari

 PLANETA VOLUNTÁRIOS
 
Porque ajudar faz bem !!!
http://www.planetavoluntarios.com.br

A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!


São Luiz Gonzaga - Santo do Dia


São Luiz Gonzaga

21 de Junho

Patrono da juventude

Nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Por parte da formação de seus pais, a cristã veio da mãe. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses, mas graças ao amor de Deus, Luiz, desde cedo, se deixou possuir por esse amor.

Deixar-se amar por Deus é fonte de santidade.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho, e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado a vida religiosa e queria ser padre. Seu pai ao saber disso, o levava para festas mundanas, tentando fazendo-o desistir da vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu seis anos.

Com pouco mais de 20 anos, faleceu de uma peste que estava espalhada por Roma.

São Luiz Gonzaga, rogai por nós!


.

JESUS E A TEMPESTADE Mc 4,35-41 - HOMILIA DIÁRIA

JESUS E A TEMPESTADE Mc 4,35-41

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

junho 21st, 2009

Para os Judeus o mar era o lugar da morada dos monstros e dos poderes da morte, onde a frágil vida do homem estava em constante perigo. Para os membros das comunidades, Jesus parece estar dormindo, pois não aparece nenhum poder divino para salvá-las das perseguições. É em vista desta situação de desespero que Marcos na hora de escrever o seu Evangelho, como resposta positiva para as comunidades se animarem, recolhe vários episódios da vida que revelam qual o Jesus presente no meio das comunidades. Com esse episódio Marcos procura abrir os olhos dos membros da sua comunidade para mostrar-lhes que o contrário da fé não é a incredulidade, mas sim o medo. E que o medo impede de compreender Jesus como o Senhor da vida, que triunfa sobre a morte. Jesus é vencedor! Não há motivo para elas terem medo. Este é o motivo do relato da tempestade acalmada.

As comparações de nossas vidas com o mar são constantes, tanto em leituras bíblicas, como também em outros tipos de histórias, músicas, livros. Em outros Evangelhos, em outros momentos o mar também faz parte do cotidiano da vida e dos ensinamentos de Jesus, basta dizer que alguns de seus discípulos eram pescadores. Mas por que relacionar tanto o mar com nossa história, nossos momentos? É simples de explicar: por vezes, nossas vidas estão tão calmas que parece que nada acontece, nem um vento sopra e tudo parece calmaria, entretanto não saímos do lugar, a não ser que nosso próprio esforço venha nos mover ficaremos lá, parados; já em outras situações parece que “as águas do mar da vida querem te afundar” e se não for à mão de Deus, é difícil sobreviver. É o que acontece justamente neste Evangelho de hoje, o mar daquelas pessoas está agitado e por um instante eles acreditam que Jesus simplesmente não se importa, pois afinal Ele está dormindo enquanto que todos estão em desespero.

Isso, certamente acontece conosco com facilidade, tudo está tão confuso, turbulento que acreditamos que Jesus não está “ligado” no que nos está acontecendo. E qual a lição que tiramos desta passagem? Os discípulos resolvem acordar Jesus e para nós seria como rezar, pedir auxilio, já que neste momento somos impotentes. E Ele vai lá e faz Sua parte: acalma os ventos e tudo volta ao normal.

É fácil se identificar com esta situação: os problemas aparecem nos fazem sentir medo, desespero, e até mesmo desafiam nossa fé! Muitas vezes julgamos a atitude de Deus, em nos deixar passar por aquela situação e não fazer nada para mudar, como se estivesse dormindo, mas algo em nós é maior que o medo e a fraqueza e nos faz pedir, clamar por ajuda, e prontamente Ele vem e resolve tudo, acalma nossas águas exaltadas.

É preciso confiar e acreditar que Ele está no comando, que apesar daquele momento, Deus tudo pode e jamais vai nos abandonar, e certamente, aquela turbulência foi necessária para nosso crescimento, fortalecimento. Jesus vem em nosso auxílio, acalmar os ventos e nos levar à calmaria. É preciso fé para crer que o impossível Ele pode realizar.

Pai, concede-me uma fé profunda que permita manter-me sereno em meio às tribulações desta vida, certo de que está comigo o Senhor. E com ele tudo vencerei!

Primeira leitura (Jó 38,1.8-11) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Jó 38,1.8-11)

Domingo, 21 de Junho de 2009
12º Domingo do Tempo Comum

Leitura do Livro de Jó:

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse:
8“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: ‘Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?’”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (2º Coríntios 5,14-17) - Liturgia Diária

Segunda leitura (2º Coríntios 5,14-17)

Domingo, 21 de Junho de 2009
12º Domingo do Tempo Comum

Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.
15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim.
17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 106) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 106)

Domingo, 21 de Junho de 2009
12º Domingo do Tempo Comum

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!

— Os que sulcam o alto-mar com seus navios,/ para ir comerciar nas grandes águas,/ testemunharam os prodígios do Senhor/ e as suas maravilhas no alto-mar.
— Ele ordenou, e levantou-se o furacão,/ arremessando grandes ondas para o alto;/ aos céus subiam e desciam aos abismos,/ seus corações desfaleciam de pavor.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!
— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Transformou a tempestade em bonança,/ e as ondas do oceano se calaram.
— Alegraram-se ao ver o mar tranquilo,/ e ao porto desejado os conduziu./ Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!


Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 4,35-41) - Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,35-41)

Domingo, 21 de Junho de 2009
12º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher.
38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria.
40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

.

.

ORAÇÃO EM TEMPO DE COMBATE ESPIRITUAL- Início




ORAÇÃO EM TEMPO DE COMBATE ESPIRITUAL

Primeiro dia

Pai celestial, eu... me ajoelho em adoração e louvor diante de Ti.

Eu... me cubro com o Sangue do Senhor Jesus Cristo para me proteger

durante este tempo de oração. Eu... me submeto a Ti, completamente e

sem reservas, em todos os setores de minha vida. Eu... tomo posição

contra operação de satanás que possa me impedir este período de

oração, e me dirijo exclusivamente ao Deus vivo e verdadeiro,

recusando-me a qualquer envolvimento com satanás em minha oração.


Satanás, eu... te ordeno, em Nome do Senhor Jesus Cristo †, que

saias da minha presença com todos o teus demônios e eu... coloco o

Sangue do Senhor Jesus Cristo entre nós.


Pai celestial, eu... Te adoro e Te louvo. Reconheço que és digno de

receber toda glória, honra e louvor. Renovo minha fidelidade a Ti e oro

para que o bendito Espírito Santo me capacite neste momento. Sinto-me

grato (a), Pai celestial, por teres me amado desde a Eternidade e ;

por teres enviado o Senhor Jesus Cristo a este mundo para morrer

como meu substituto, a fim de que eu... fosse redimido (a). Sinto-me

grato (a) porque o Senhor Jesus Cristo veio como meu representante e

porque, através dEle, Tu me perdoaste completamente; deste-me a vida

eterna; deste-me a justiça perfeita do Senhor Jesus Cristo, de modo que

estou agora justificando (a). Sinto-me grato (a) porque nEle me fizeste

completo (a) e porque O ofereceste a mim para ser minha ajuda e força

diárias.

ORAÇÃO DE SÃO BENTO.

Crux Sacra Sit Mihi Luz

A Cruz Sagrada Seja A Minha Luz.

Non Draco Sit Mihi Dux

Não Seja O Dragão O meu Guia.

Vade Retro Sátana

Retira-te Satanás

Nunquam Suade Mihi vana

Nunca Me Aconselhes Coisas Vãs

Sunt Mala Quae Libas


É Mal O Que Tu Ofereces

Ipse Venena Bibas

Bebe Tu Mesmo O Teu Veneno.


Paz e bem! Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso Pai + e Filho e Espírito Santo. Amém.

Fique com Deus! Paz e bem.


Padre Marcelo Rossi : Mensagem do dia 20 de Junho de 2009


ALÉM DAS APARÊNCIAS

Antônio, um certo dia, quando voltava do trabalho dirigindo no trânsito bastante pesado,

deparou-se com um senhor que dirigia apressadamente vinha cortando todo o mundo e, quando

se aproximou do carro de Antonio, deu-lhe uma tremenda fechada, já que precisou atravessar .

para a outra pista."

Naquela hora, a vontade de Antônio foi de xingá-lo e impedir sua passagem, mas logo pensou:

- Coitado! Se ele está tão nervoso e apressado assim...

Vai ver que está com um problema sério e precisando chegar logo ao seu destino.

Pensando assim, foi diminuindo a marcha e o deixou passar.

Chegando em casa, Antônio recebeu a notícia de que seu filho de três anos havia sofrido um grave .

acidente e fora levado ao hospital.

Imediatamente seguiu para lá e, quando chegou, sua esposa veio ao seu encontro e o tranqüilizou dizendo:

- Graças a Deus está tudo bem, pois o médico chegou a tempo para socorrer nosso filho.

Ele já está fora de perigo.

Antonio, aliviado, pediu que sua esposa o levasse até o médico para agradecê-lo.

Quando chegou ao médico, levou um susto quando percebeu que o médico era aquele

senhor apressado para o qual ele havia dado passagem!

Ei filhinhos amados...Procure ver as pessoas além das aparências...

Imagine que por trás de uma atitude, existe uma história, um motivo...

Não julgue pelas aparências...e distribuia amor onde estiver...

Tenha certeza que bênçãos serão derramadas em sua vida!!!

 

"

Você reclama? "

 

AS ETERNAS E NORMALMENTE INFUNDADAS RECLAMAÇOES...

Antigamente tudo era melhor...

O mundo, hoje, vai mal...

O carro não pega...

A minha promoção não sai...

O sinal ainda esta fechado...

Meu time perdeu...

Que calor insuportável...

Que frio terrível...

Minha mulher só reclama...

Meu marido só pensa em futebol...

Os amigos sumiram...

Essas crianças não param de chorar...

A cidade ta uma sujeira...

Meu chefe não me compreende...

O ônibus não aparece...

E essa fila que não anda...

Ninguém reconhece meu trabalho...

Os preços não param de subir...

Meu telefone vive enguiçado...

QUE VIDA, HEIN!

MAIS ALGUMAS RECLAMAÇAO?

E se eu tivesse nascido em berço de ouro?

E se eu ganhasse uma enorme quantia?

E se não existisse tanta gente atrapalhando minha vida?

E se eu conseguisse um diploma sem precisar estudar?

Porque a gente tem tanta luta e tribulação, tanta dor e sofrimento, transformando a vida num "Vale de lagrimas"?


DIFICIL, NãO É MESMO???

MAS AGORA PRESTE MUITA ATENÇãO NESTA SITUAÇãO...

Jesus nasceu num estábulo... EMPRESTADO!

Jesus montou num burrico... EMPRESTADO!

Jesus multiplicou os pães e peixes num cesto... EMPRESTADO!

Jesus utilizou um local para evangelizar...EMPRESTADO!

Jesus promoveu um milagre num barco...EMPRESTADO!

Jesus foi sepultado em um tumulo...EMPRESTADO!

SÓ A CRUZ ERA D'ELE!

E Ele nunca reclamou, murmurou e jamais blasfemou

Ele sempre louvou e agradeceu por realizar a vontade do Pai.

É preciso aprender dar mais valor as pessoas, coisas e situações que nos são impostas por Deus.

Existem dois caminhos:

1º O das lamentações e dos "por que"?

2º O do louvor e agradecimento, do "Para que Senhor". Seja feita a tua vontade.

Cada um escolhe o seu.

Vamos Agradecer e Evangelizar!!!

Paz e bem! Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso Pai + e Filho e Espírito Santo. Amém.

Fique com Deus! Paz e bem.

Bem aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha - SANTO DO DIA


Bem aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha

20 de Junho

Teresa, Mafalda e Sancha, filhas de Dom Sancho I e da Rainha Dulce, eram portuguesas.

Teresa, a primogênita, nasceu em 1177.
Desde de cedo, muito bem educada, sentiu o chamado a vida religiosa, mas conforme o costume do tempo, acabou sendo dada em casamento com Rei Afonso e tornou-se Rainha de Lion. Por diversos motivos o casamento foi nulo. Ela voltou pra casa e entrou para a vida religiosa. Afonso não gostou e armou uma guerra contra o pai de Teresa, contra Portugal. Ela, já no convento, se consumiu na intercessão. Um exemplo a seguir de despojamento e de busca da vontade de Deus.

Mafalda teve momentos parecidos com o de Teresa. Casou com Henrique I, mas este faleceu e ela retornou para casa, despojando-se de seus bens e entrando para a vida religiosa.
Viveu a total dependência de Deus.

Sancha, uma jovem que não se casou como acontecera com suas irmãs, fundou um convento em Coimbra, da Ordem Cisterciense, onde viveu as regras com fidelidade até a sua morte.

No ano de 1705 as três irmãs portuguesas foram beatificadas.

Que sigamos o exemplo dessas mulheres de oração, que buscaram a vontade de Deus.

Bem aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha, rogai por nós!


FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Lc 2,41-51 - HOMILIA DIÁRIA

FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Lc 2,41-51

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

junho 20th, 2009

Celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria é saborear a insondável misericórdia de Deus que quis amar com coração humano, a partir do Coração de Maria de Nazaré. Celebrar o Imaculado Coração de Maria é aproximar-se de uma pessoa maravilhosa, espaço onde Deus encontrou total transparência, santidade, beleza e doação total. Mas a nossa Mãe Imaculada não quer só que a admiremos, mas a imitemos procurando viver em total transparência, sinceridade, verdade e santidade diante de Deus e dos Homens.

A Palavra de Deus oferecida para esta celebração leva-nos ao Deus que tem coração, que ama. Ele faz coisas impensáveis para derramar sobre nós o seu amor e a sua misericórdia.

A sua relação conosco e a sua revelação é uma história de amor. Mas, é, sobretudo em Jesus Cristo seu Filho – no Seu Mistério Pascal – que todo o seu amor, jorra abundante e é derramado no coração da humanidade.

O Evangelho de Lucas convida-nos a ser discípulos do amor. Convida-nos a subir a Jerusalém para tocarmos os sinais do seu amor, a realização das promessas, a verificarmos a certeza da sua ressurreição ao «terceiro dia», e a comunicá-Lo com entusiasmo e alegria.

Cristo nossa Páscoa é o centro do amor de Deus e da nossa busca, procura, aceitação e compromisso. É a partir daqui que todos nascemos e devemos viver. Devemos viver na e da fé. E esta fé é tanto mais autêntica quanto mais se compromete em mistério pascal: encontro com Cristo ressuscitado. E a partir desse Acontecimento a dar a vida, a fazer-se doação. Há, pois, um chamamento à nossa identificação com a Cruz de Cristo, isto é, quando «tiverem passado os dias festivos», os sinais da festa, do entusiasmo e nos parecer ter perdido tudo ou se transformarem os acontecimentos em dor, tristeza e desilusão.

Maria de Nazaré, feliz porque acreditou, aparece como referência do autêntico discípulo que acredita e vive todos os acontecimentos, sobretudo os mais dolorosos e difíceis. Ela vive em confiança e doação total. Ele sabe permanecer e sabe estar de pé na firmeza do poder do amor de Cristo morto e ressuscitado.

Hoje o seu Imaculado Coração é forte sinal para toda a Humanidade. Convite a aceitarmos o amor, a voltarmos ao amor, a dizermos não à tentação e sedução do mundo da violência, da morte, da arrogância e do poder do mal. Maria é voz de Boa-Nova a anunciar que Cristo está vivo. Ela continua a ser presença da força do mistério pascal de Cristo que vence o pecado e a morte. Na sedução enganosa da construção do mundo à margem do amor de Deus, importa acatar a mensagem do Seu Coração.

Todos aprendemos a amar. É, sobretudo com os pais e na família, a melhor e mais importante universidade, que aprendemos vários sinônimos e sinais do amor.

A Palavra de Deus convida-nos à arte de amar: «Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no Senhor». O salmo traduz a pessoa enamorada que canta a beleza da bondade e misericórdia de Deus, das maravilhas que opera. Maria, no Evangelho, aparece como a mais bela docilidade amorosa diante do projecto de Deus.

Maria quer ensinar-nos a arte mais importante: a arte de amar. Amar é fácil de dizer, mas difícil de viver. Maria vive-a como ninguém. Ao mostrar o seu Coração Imaculado é, sobretudo a vida que Ela mostra. Ela quer ensinar-nos que o amor repara os pecados, reanima a esperança, leva à vida, une, constrói, perdoa, santifica, defende os pequeninos e liberta os humilhados.

O Seu Coração Imaculado sofre de maneira incalculável tantos crimes, pecados e ofensas. É preciso travar o mal com o amor incondicional a Deus e por Ele a todos os Homens. O Seu Coração Imaculado é um convite de forma especial a todos os seus filhos para que Deus «brilhe» com mais transparência em todo o seu ser e vida.

Espírito que orienta a vida dos homens e mulheres para Deus, ajuda-me a dizer como meu sim, como fez Maria afim de que possa crescer cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar minha vida ao querer do Pai.

Primeira leitura (Isaías 61,9-11) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 61,9-11)

Sábado, 20 de Junho de 2009
Imaculado Coração da Virgem Maria

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (1º Samuel 2,1.4-8) - Liturgia Diária

Salmo (1º Samuel 2,1.4-8)

Sábado, 20 de Junho de 2009
Imaculado Coração da Virgem Maria

— Meu coração se regozija no Senhor.
— Meu coração se regozija no Senhor.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.
— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
— O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 2,41-51) - Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 2,41-51)

Sábado, 20 de Junho de 2009
Imaculado Coração da Virgem Maria

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...