domingo, 11 de janeiro de 2009

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (REPRISES)

REPRISES
.
10 janeiro 2009 , sábado
Tudo concorre para o bem!
Tudo colabora para aqueles que amam a Deus!

.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR
.
.
9 janeiro 2009 , sexta
Nosso Deus é amor!
Ele é tudo em nós!

.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR
.
.
.
8 janeiro 2009 , quinta
Faça com doçura o que tens para fazer!
Deus se agrada!

.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR
.
.

8:00 às 9:00 - MISSA NA BASÍLICA NACIONAL DE APARECIDA - AO VIVO

.
8:00 às 9:00 - MISSA NA BASÍLICA NACIONAL DE APARECIDA - AO VIVO
.

Batismo de Jesus - Mc 1,7-11


11/01/2009 - Batismo de Jesus Mc 1, 7-11
.
A expectativa do Messias era geral nas vésperas e no início da era cristã.
O povo discutia, no seu próprio coração, a vinda do Enviado de Deus.
Atitude interior que caracterizava, sem dúvida, a Virgem Maria, quando da Anunciação.
Ela hesitava em se reconhecer naquela que o Anjo tinha saudado “cheia de graça”, como indicando seu nome próprio.
Agora, a multidão tendia, também não sem hesitação, a reconhecer em João Batista o Messias esperado.
No entanto, o Batista declara: primeiramente, “Aquele que vem após mim me precedeu porque antes de mim ele era”, porque Ele é o Deus encarnado, eterno e transcendente.
Em seguida, ele proclama que “Ele é quem vem após mim”, como o discípulo segue o mestre, ou ainda eu o reconheço como o Mestre, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias, ou seja, não sou digno de ser seu escravo.
O fato de se inclinar implica, num tal contexto, prostração espiritual, humilde e de adoração.
E finalmente, a afirmação: “Vem outro mais poderoso do que eu”.
O Forte é um nome de Deus e ao dizer: “mais forte”, há uma alusão à parábola referente a Beelzebul, considerado o forte e que é expulso por um mais forte, pois munido da Força do Espírito Santo, o que prova de que o “Reino de Deus chegou até vós”.
E nós temos justamente o relato do batismo de Jesus em que “o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele”.
É o batismo no Espírito Santo, que expulsa de nossa vida todo mal e o domínio do demônio. Tornamo-nos nEle filhos de Deus.
Ele nos comunica o Espírito filial para entrar na vida divina, a família e a familiaridade com nosso Pai do céu.
Deus permitirá que este dom do Espírito seja particularmente manifestado no nascimento da Igreja, como também na primeira integração de um pagão, o centurião Cornélio.
Aquele que vem é Jesus; o batismo no Espírito é o sacramento no qual, por seus ministros, Cristo batiza no Espírito Santo.
“Senhor, enchei-me com vosso Espírito Santo e inflamai meu coração com a alegria do Evangelho.
Que eu possa encontrar alegria na busca sincera do cumprimento da vontade do Pai”.
.

O que gera no seu coração as palavras que você escuta durante o dia?



O que gera no seu coração as palavras que você escuta durante o dia?
.
Sexta-Feira, 09 de Janeiro 2009
.
Ao longo do dia nós recebemos um grande fluxo de informações; ouvimos muitas coisas: boas e ruins, mas é incrível, parece que as boas esquecemos, mas as ruins ficam gravadas em nós, gerando em nosso interior, muitas vezes, alteração de humor, abalo nos nossos sentimentos e vários movimentos desordenados.
Mas há uma Palavra que, quando escutamos, provoca em nós uma profunda mudança interior e exterior, a ponto de revolucionar positivamente a nossa vida.
É a Palavra de Jesus, ou melhor, Ele é a Palavra, que tem o poder de fazer novas todas as coisas quando vamos ao Seu encontro, como o leproso do Evangelho.
Ele se comunica eficazmente conosco sem o barulho das palavras, produzindo na nossa vida curas, libertações e uma profunda purificação das nossas enfermidades e de todo o tipo de mal, como podemos ver nas Escrituras:"Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso.
Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor, se queres , tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeui a mão, tocou nele, e disse: Eu quero, fica purificado.
E, imediatamente, a lepra o deixou" (Lc 5,12-13).
Caminhemos hoje ao encontro do Senhor e apliquemo-nos na leitura da Palavra de Deus.
.
Jesus, eu confio em Vós!
.
Luzia Santiago
.

Sei ajudar a quem precisa?



Domingo, 11 de janeiro de 2009
.
Sei ajudar a quem precisa?
.
Aquilo que as pessoas aprendem de nós vem do que somos – por meio de nosso testemunho de vida – e pouco permanecerá do que lhes fizermos.
É a vida que ensina: nosso olhar, o comportamento, o silêncio que somos capazes de fazer, a atenção que sabemos dispensar aos demais, o sorriso que a gente não nega, a esperança e o acolhimento que ofertamos...
Por esta razão, as pessoas são marcadas não tanto por aquilo que vêem; seremos inesquecíveis e poderemos ajudar muito através daquilo que elas percebem em nós.
Com carinho e orações,
Seu irmão,
Ricardo Sá

Homilia Diária - 11/01/2009


Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla, janeiro 11th, 2009
.
João Batista não negava que em sua vida havia poder do Alto para operar a obra que já havia sido designada por Deus a ele desde a época dos profetas.
Esse poder consistia na pregação do Reino e na remissão dos pecados pelo arrependimento, externado no rito do batismo nas águas.
Hoje nossa cultura religiosa limita o poder do Alto essencialmente a manifestação de milagres de cura e operações sobrenaturais, pelo simples fato de que estes sinais aconteciam no ministério de Jesus.
Mas releva-se que o contexto onde estes eventos sobrenaturais aconteciam, eram no fundo para servirem de confronto com a mentalidade religiosa e estas operações sempre serviram para que a consciência dos participantes e espectadores se convertesse de sua acomodação e limitação espiritual.
Reitero que creio em milagres e operações sobrenaturais, no entanto, não firmo minha fé exclusivamente nessas ocorrências.
Deus pode não achar bom curar determinadas pessoas, por motivos que competem exclusivamente a Ele decidir não curar ou fizer o milagre que acho necessário que aconteça.
Mesmo diante desse contexto, Ele não deixará de ser Deus.
Mas se firmar minha fé somente no que vejo de extraordinário, caso um não-milagre aconteça, minha fé corre o sério risco de revelar-se superficial e inoperante para trazer paz a minha vida em momentos de aflição.
O ato de retirar as sandálias era uma função dos escravos da casa de um nobre, para após isso lavar os pés e ungi-los com óleo para que se re-hidratassem da caminhada no clima árido do deserto.
Portanto era uma posição de máxima subserviência ao amo.
Observe-se que desamarrar era o mais simples ato deste costume comum á época, que implicava em curvar-se para tanto, um sinal que no contexto espiritual significa reverenciar a Deus.
Por saber que o seu poder vem de Deus, João Batista submete-se a autoridade d´Ele pois sabia que ele somente prenunciava O mais poderoso que ele haveria de vir, colocando-se numa posição de máxima subserviência, como os escravos que lavavam e hidratavam os pés do amo e seus convidados.
Mesmo com esse poder, João Batista sabia que por mais que o batismo nas águas significasse que o interior do ser havia se conscientizado do pecado e do amor de Deus em implantar seu Reino entre os arrependidos, esse batismo não era suficiente para fazer o homem a mudar seu instinto natural ao pecado, necessitando da intervenção divina na vida do ser, o que só se realizaria com o batismo com o Espírito Santo que só Jesus pode promover.
Para que essa possibilidade se tornasse realidade, Jesus cumpriu o rito do batismo do arrependimento, mesmo sendo Ele um Rabi, que quer dizer Mestre.
Esse batismo do arrependimento de Jesus foi também Seu batismo com e no Espírito Santo, uma vez que o Espírito Santo desceu como uma pomba sobre Ele.
E uma voz se fez ouvir: Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.
Pensemos: se Jesus sendo um dos mestres judaicos, em se “arrependendo” e do ponto-de-vista demonstrado na bíblia de que Cristo padeceu na carne do todo tipo de tentação e inclinação carnal, portanto passível de arrependimento também como homem, abriu a possibilidade para que Deus desse de Seu Espírito para Ele, então essa possibilidade também está aberta a todos que assim o desejem!
Esse objetivo divino -fazer com que Seu Espírito faça habitação em todos os que se arrependem- é cumprido em Cristo em seu batismo no Rio Jordão.
E o júbilo do Senhor em ver esse objetivo cumprido em Jesus é traduzido por seu inesperado rompante declarando Sua alegria em ver seu filho amado cumprindo Sua vontade.
O Espírito Santo é Deus nos guiando em toda a verdade, fazendo florescer os dons –em especial o do amor- e dando-nos a capacitação para mudarmos nossa mentalidade corrompida, frutificando em obras e vida plena.
Como vives o teu batismo?
Quero recordar-te que o nosso batismo é um compromisso de seguimento de Jesus, na transformação deste mundo pelo amor de Deus, incutido em nosso coração por Jesus hoje batizado no Jordão por João Batista.
.

Liturgia Diária - Primeira Leitura


Primeira leitura (Isaías 42,1-4.6-7)
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Batismo do Senhor
.
Leitura do Livro do profeta Isaías:
.
Assim fala o Senhor:
.
1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas".
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.

Liturgia Diária - Segunda Leitura


Segunda leitura (Atos dos Apóstolos 10,34-38)
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Batismo do Senhor
.
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
.
Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele".
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.

Liturgia Diária - SALMO


Salmo (Salmos 28)
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Batismo do Senhor
.
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!
— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!
— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.

Liturgia Diária - Evangelho


Evangelho (Marcos 1,7-11)
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Batismo do Senhor
.
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
.
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo". 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão.
10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer".
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...