domingo, 11 de janeiro de 2009

Batismo de Jesus - Mc 1,7-11


11/01/2009 - Batismo de Jesus Mc 1, 7-11
.
A expectativa do Messias era geral nas vésperas e no início da era cristã.
O povo discutia, no seu próprio coração, a vinda do Enviado de Deus.
Atitude interior que caracterizava, sem dúvida, a Virgem Maria, quando da Anunciação.
Ela hesitava em se reconhecer naquela que o Anjo tinha saudado “cheia de graça”, como indicando seu nome próprio.
Agora, a multidão tendia, também não sem hesitação, a reconhecer em João Batista o Messias esperado.
No entanto, o Batista declara: primeiramente, “Aquele que vem após mim me precedeu porque antes de mim ele era”, porque Ele é o Deus encarnado, eterno e transcendente.
Em seguida, ele proclama que “Ele é quem vem após mim”, como o discípulo segue o mestre, ou ainda eu o reconheço como o Mestre, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias, ou seja, não sou digno de ser seu escravo.
O fato de se inclinar implica, num tal contexto, prostração espiritual, humilde e de adoração.
E finalmente, a afirmação: “Vem outro mais poderoso do que eu”.
O Forte é um nome de Deus e ao dizer: “mais forte”, há uma alusão à parábola referente a Beelzebul, considerado o forte e que é expulso por um mais forte, pois munido da Força do Espírito Santo, o que prova de que o “Reino de Deus chegou até vós”.
E nós temos justamente o relato do batismo de Jesus em que “o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele”.
É o batismo no Espírito Santo, que expulsa de nossa vida todo mal e o domínio do demônio. Tornamo-nos nEle filhos de Deus.
Ele nos comunica o Espírito filial para entrar na vida divina, a família e a familiaridade com nosso Pai do céu.
Deus permitirá que este dom do Espírito seja particularmente manifestado no nascimento da Igreja, como também na primeira integração de um pagão, o centurião Cornélio.
Aquele que vem é Jesus; o batismo no Espírito é o sacramento no qual, por seus ministros, Cristo batiza no Espírito Santo.
“Senhor, enchei-me com vosso Espírito Santo e inflamai meu coração com a alegria do Evangelho.
Que eu possa encontrar alegria na busca sincera do cumprimento da vontade do Pai”.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...