domingo, 2 de janeiro de 2011

Siga a vontade de Deus, siga a estrela como os magos - HOMILIA DIÁRIA


Siga a vontade de Deus, 

siga a estrela como os magos

Postado por: homilia

janeiro 2nd, 2011
Queridos irmãos e irmãs nós estamos na Solenidade da Epifania do Senhor, e a Igreja proclama nesse domingo o Evangelho de São Mateus 2, 1-12 trata-se do Evangelho dos magos.
O Evangelho nos diz que eram magos vindos do Oriente, não diz quantos eles eram, no entanto porque os dons eram três: ouro, incenso e mirra, a tradição identifica que eles eram também em três, e diz inclusive que eles eram reis. A tradição até nos dá o nome desses três reis magos: Gaspar, Baltasar e Belchior, tudo isso é tradição.
:: Assista ao vídeo dessa homilia
O quê que o Evangelho no entanto nos ensina? Ele nos ensina que esses pagãos que viviam sua religião pagã olhando para os astros, olhando para as estrelas, seguindo suas superstições, enxergaram o nascimento do Messias, ou seja, o Evangelho está nos dizendo que todas as religiões conduzem à Cristo, e todas as religiões, na verdade, elas encontram a sua plenitude quando as pessoas finalmente se convertem e são cristãs. Isso quer dizer que quando homens de boa vontade seguem sua religião, mesmo que não seja uma religião cristã, mais seguem com uma reta intenção, essas religiões podem ajudá-los a chegar ao Cristo e finalmente eles podem se converter.
É importante, se você notar isso, eu não estou dizendo que as religiões pagãs salvam, mais que também essas religiões, embora estejam erradas, embora contenham elementos de idolatria, embora tenham elementos que na verdade não são bons, Deus pode agir também através delas e trazer as pessoas para a religião verdadeira, para o cristianismo, para serem verdadeiros filhos de Deus, católicos convertidos.
É isso que o Evangelho de hoje nos diz: que a salvação está aberta também aos pagãos como nos recorda claramente São Paulo na segunda leitura. É verdadeiramente algo de extraordinário que pagãos enxerguem o Salvador. Mais existe uma outra lição que podemos tirar desse Evangelho que é o seguinte: Herodes o grande que deveria ser judeu, que deveria seguir a religião judaica, a religião verdadeira naquela época, ele se perturba e não aceita o verdadeiro Deus que vem. Enquanto os pagãos aceitam, aqueles que deveriam aceitar se sentem perturbados.
Quando Herodes ouviu aquilo que os magos disseram, ele se perturbou e com ele toda Jerusalém, isso quer dizer também os judeus piedosos. É interessante notar que é exatamente isso que acontece com o pecado original. Deus, quando Ele vem, ao invés d'Ele trazer paz para algumas pessoas que estão muito tomadas pelo pecado, para algumas pessoas Ele vem trazer a inquietação e pertubação. Lembre-se daquela cena de Deus que desceu de tarde no paraíso para ver Adão e Eva, e Adão se escondeu atrás do arbusto, "Eu ouvi os seus passos e me escondi". A primeira consequência do pecado original é esta: olhar a Deus um pouco como inimigo, como aquele que me agride.
Herodes se perturba, Herodes se angustia, e nós? Nós o que fazemos? Nós estamos nesta situação de piedade, de abertura como aqueles magos ou nós estamos numa situação de impiedade e de pecado em que olhamos para Deus como nosso inimigo, como nosso rival?
Meus queridos irmãos, minhãs queridas irmãs, muitas vezes a vontade de Deus na nossa vida é desafiadora, muitas vezes Deus pede que nós abracemos algumas cruzes que nós não gostaríamos de abraçar, e aí nós começamos a ver Deus como rival, começamos a ver Deus como alguém que está contra nós.
Mais se nós formos dóceis, se nós baixarmos a nossa cabeça diante de nosso Senhor compreenderemos que aquilo que Deus quer, embora as vezes pareça ruim, na verdade é ótimo. Siga a vontade de Deus, siga a estrela como os magos.
Padre Paulo Ricardo
Arquidiocese de Cuiabá (MT)

Terço Bizantino - 02 de Janeiro de 2011 - Padre Marcelo Rossi

Ágape: amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.

Adquira esta obra de evangelização em uma livraria próxima a você ou pela internet.

TERÇO BIZANTINO


INTERCESSÃO


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( PRIMEIRO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Áudio. Ouvir
 

 

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

São Basílio Magno - Santo do Dia

São Basílio Magno

2 de Janeiro


São Basílio Magno Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.

São Basílio Magno nasceu no ano 4 d.C, em Cesaréia, dentro de uma família santa que buscava testemunhar, na própria vida e na formação dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, São Basílio Magno recebeu a primeira formação. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em retórica. A essa altura, mesmo tendo um coração bem semeado pelo Evangelho, ele começou a buscar glórias humanas. É importante percebermos isso na história dos santos. Eles não nasceram santos e não foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum período, um desvio. Mas a misericórdia do Senhor sempre nos dará uma nova change. Foi o que aconteceu com São Basílico.

Ao conhecer o amigo São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e também na vida monástica. Visitou o Egito, Síria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.

Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo – heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus – confundia muito as pessoas e ainda era apoida pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confusão doutrinal! Nesta altura, em Cesaréia, São Basílio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos apóstolos. Homem de caridade e de testemunho, ele pôde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador não colocava medo nesse homem cheio do Espírito Santo. São Basílio também tinha muitas obras, não era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.

Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.

São Basílio Magno, rogai por nós!

Primeira leitura (Isaías 60,1-6) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 60,1-6)

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Efésios 3,2-3a.5-6) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Efésios 3,2-3a.5-6)

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 71) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 71)

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ vossa justiça ao descendente da realeza!/ Com justiça ele governe o vosso povo,/ com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Nos seus dias a justiça florirá/ e grande paz, até que a lua perca o brilho!/ De mar a mar estenderá o seu domínio,/ e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ e também os reis de Seba e de Sabá/ hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,/ e todas as nações hão de servi-lo.
— Libertará o indigente que suplica,/ e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ Terá pena do indigente e do infeliz,/ e a vida dos humildes salvará.


Evangelho (Mateus 2,1-12) - Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 2,1-12)

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo".
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: "Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo".
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
 
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Padre Léo Eterno

 

Padre Léo Eterno

1ª Semana - Orando e aprofundando a Cura Interior

Posted: 01 Jan 2011 07:20 PM PST


Nesse primeiro domingo do ano, nós que fazemos o Blog do Padre Léo Eterno, queremos iniciar esse ano de 2010 da melhor forma, ou seja, REZANDO COM O PADRE LÉO. E a exemplo do ano passado, todos os domingos seguiremos o roteiro que o Padre Léo nos deixou no livro: Seja feliz todos os dias!!!


Seja Feliz Todos os Dias:

Neste terceiro capítulo selecionamos 52 textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento, para as 52 semanas do ano. Aqui procuramos ajudar a oração de cada um com pequenas reflexões ou orações a partir do texto. Como os temas são semanais, nossa proposta é que durante uma semana você possa ir meditando e orando a partir da Palavra de Deus. Nosso objetivo é descobrir a Bíblia como a grande resposta de Deus para todos os problemas, de todas as pessoas, de todos os tempos. Ela é a Palavra Viva de Deus, hoje, para cada um de nós. De acordo com os sentimentos do seu coração e com as experiências vividas, procure um destes textos. Aprenda a saborear a Palavra. Rumine-a com alegria e serenidade em seu coração.

1ª Semana

Gn 3,8b: "O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores dos jardins".

E hoje em dia continuam se escondendo no meio das árvores da falta de diálogo, da incompreensão, das brigas, de infidelidade, da traição, da mentira... Infelizmente, a pior e mais terrível conseqüência disso é o divórcio. Tenho atendido muitos filhos de pais separados. Tenho acompanhado muitas pessoas que passaram pela experiência da separação.

E sei o quanto isso machuca e fere por isso é muito importante fazer oração pelos casais; ajudar os casais a achar tempo de estar na presença do Senhor; fazer oração pelos cônjuges separados e também pelos seus filhos. A experiência do divórcio, por mais maduro que possa ser o casal, sempre deixa marcas terríveis. A pessoa passa por uma experiência de rejeição, de negação de si mesmo e de sua auto-estima, de vergonha, de culpa, de medo e, por que não dizer, de raiva e ressentimento. Quanto mais doloroso for o processo, piores serão as conseqüências.

Por isso precisamos ajudar a pessoa a compreender sua experiência. Vejo aqui dois aspectos deste ministério: primeiro, precisamos encontrar pessoas, se possível casais, para uma boa pastoral com outros casais (oração, aconselhamento, retiros, partilha de vida), a fim de ajudar na prevenção desse grande mal. Segundo, precisamos ter uma equipe de pessoas que façam orações por aqueles que passaram por essa experiência e por seus filhos. Todos ficam marcados negativamente com o divórcio. Então, ajudemos estas pessoas a se encontrarem novamente em Deus.

Abraço fraterno pelo Sagrado Coração de Jesus...
Jonathan Melo 02.01.2011

Calendário - Janeiro 2011!

Posted: 01 Jan 2011 06:23 PM PST

Olá irmãos amados, é com muita alegria que venho hoje, nesse ano que se inicia trazer o calendário de Janeiro. Tentei caprichar, só saiu um, mas acho que ele valerá a pena ok... Espero que gostem.

Janeiro 2011Clique aqui para baixar!

Abraço fraterno...
Jonathan Melo 01.01.2011

A maior meta do ano novo

Posted: 01 Jan 2011 10:06 AM PST


Olá meus irmãos, que a paz do Cristo Ressuscitado esteja com cada um de vocês!!!

Hoje é o primeiro dia do ano, que alegria imensa poder estar vivenciando mais um dia! Hoje vou ser bem claro e direto. Será que estamos num ano novo? Será que será realmente um ano novo?

Não sejamos ingênuos, hoje nós vamos colher o que semeamos ontem. Não sejamos ingênuos de pensar que a mudança em um dia no calendário, mude a nossa vida. O que precisamos fazer para o ano ser verdadeiramente novo é ter uma nova postura, uma nova atitude, é ter ousadia na fé, é tomar posse do amor de Deus, é ser um verdadeiro Filho de Deus obedecendo ao amor e ao plano de Deus nosso Pai.

Tendo iniciado hoje o ano novo, eu acredito que nossas metas e sonhos não precisam ser aquelas de sempre, de querer amor, paz, saúde, fé... Meus irmãos nossa maior meta deveria ser a Cura Interior. E porque não o amor? Porque sem a cura interior nós não conseguimos amar verdadeiramente, e por que todas essas outras coisas são frutos da cura interior.

A cura interior é uma graça de Deus para todos nós filhos e filhas amados dele. É dom dele, mas dom esse concedido a cada um de nós, através de seu Espírito Santo, mas que nós precisamos tomar posse dela cada dia. Precisamos começar o ano buscando com todo o nosso coração, todo nosso entendimento, toda nossa alma a nossa cura interior.

E uma das coisas mais importantes que a Cura Interior nos traz, é o PERDÃO! Esse deveria ser o primeiro passo que deveríamos dar não a cada Reveilon, mas sim a cada dia, a cada hora, a cada momento. O Pe Léo já nos disse: "O perdão inicia a cura". e o Pe Paulo Ricardo uma vez disse: "O perdão é uma porta de muitas curas físicas".

O perdão não é fácil e se fosse não seria perdão não é? Mas ele precisa ser exercitado todos os dias de nossas vidas. Se ainda não estamos conseguindo nos perdoar, perdoar a Deus, perdoar os irmãos, a família... nos prostremos diante do Pai amado, e peçamos que Ele perdoe por nós e em nós!

Precisamos nesse ano que se inicia, DECIDIRMOS pela Cura Interior, pelo Perdão. Precisamos colocar o nosso coração em sintonia com o Sagrado Coração de Jesus. Precisamos viver POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO! Sem essa decisão pela Cura Interior, vamos passar mais um ano com as velhas promessas, com os velhos desejos, mudando até as pessoas, os ambientes, mas vivendo as mesmas situações.

Viveremos achando que Deus não nos ouve, não nos atende, não age em nossa vida. Precisamos ser ousados na fé. Deus nos deu essa coragem, essa força que vem do Alto, mas que só conseguimos utilizar com a Cura Interior, com coração ferido e machucado, não se consegue sair do lugar.

Ontem eu fui a missa, e o Padre Cristóvão fez um momento lindo de perdão e também fez um momento maravilhoso e é ele que vou dizer agora para vocês. Vão a missa hoje e coloquem suas vidas, suas famílias, seus corações feridos e machucados, suas almas, cada área de suas vidas DENTRO DO CÁLICE DO SANGUE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Façam isso, não apenas por fazer, façam isso com muita fé, com todo seu querer. Busquem a Cura Interior. E eu não tenho dúvida que definitivamente cada um de nós que buscarmos a Cura Interior com todo nosso entendimento, teremos um ano novo, um ano cheio de graças, de bênçãos, de amor... Esse não é só o meu desejo, eu tenho certeza que é o desejo de Deus nosso Pai!

"Pai santo, pai querido e pai amado", dái-nos hoje a graça de nos prostrarmos diante de Jesus e simplesmente te adorar em Espírito e em verdade. Dái-nos a graça de abrir nossos corações para ti, sem medo de rejeição, medo de não sermos amados. Cura os nossos corações feridos e machucados, cura ele de todo ressentimento, de mágoa sofrida e cometida, dái-nos um coração novo, um coração puro, um coração quer quer perdoar, que quer amar, que quer ter misericórdia.

Envia Teu Espírito Santo, pois nós já não sabemos o que pedir, como pedir, já não sabemos como caminhar, dái-nos o Paráclito, o Consolador, inunda nosso coração com teu amor, queremos viver com a força do Teu Espírito, queremos ser ousados na fé, queremos simplesmente ter a coragem de confiar no Teu amor, na tua misericórdia. Queremos te adorar em Espírito e em verdade.

Desde já Senhor te agradecemos por todo o Teu, e te pedimos com todo o nosso coração dái-nos a graça de viver POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO...

Feliz Ano Novo! Abraço fraterno! Jonathan Melo 01.01.2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...