terça-feira, 30 de dezembro de 2008

MENSAGENS DO DIA - por Dom Fernando



Dom Fernando
.

30/12/2008 - A profetisa Ana - Lc 2, 36-40
.
Ana representa as profetisas do Antigo Testamento, como Miriam, Débora e outras.
Há também um paralelismo entre este e o relato de Simeão, dois anciãos, todos os dois profetizando: ele faz parte dos que “esperam a consolação de Israel”; ela fala àqueles que “esperam a libertação de Jerusalém”. No entanto, sua função é muito mais discretamente apresentada. Ela é filha de Fanuel, nome que significa “Face de Deus”, e eis que ela louva justamente o seu Deus, que tomou a face desta criança que resgatará Jerusalém.
O termo “lutrosis” significa Redenção, Libertação., conservando o sentido forte de resgate ao preço da vida do Cristo, resgate que significa precisamente toda a cena de sua “apresentação” no Templo.
E Jerusalém não é simplesmente a capital para onde se dirige a Santa Família, mas a cidade sagrada, incluindo todo o Israel de Deus, como a Jerusalém celeste, cidade de todos os escolhidos.
É a proclamação de Jesus como o Redentor da humanidade. Origines dirá que “assim como ele veio para um julgamento, a fim de que as nações que não vêem vejam, e que aqueles de Israel que inicialmente viam tornam-se cegos, assim ele veio para queda e soerguimento de um grande número”.
“Senhor, que eu jamais possa cessar de esperar em Vós e confiar em vossas promessas. Inflamai-me com o zelo de vosso Reino e aumentai meu amor pela oração, para que eu jamais possa deixar de doar-me a vós e adorar-vos”.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...