sábado, 22 de setembro de 2012

38ª Semana: Orando e aprofundando a cura interior - Padre Léo Eterno

 

38ª Semana: Orando e aprofundando a cura interior

 
 


38ª Semana:

Mt 13,1-30:

Jesus foi um grande contador de histórias. Particularmente também gosto muito de histórias e anedotas que no fundo nos revelam o Reino de Deus. E todas as histórias de Jesus são frutos de sua observação contínua e constante.

Ele mostra o Reino com uma linguagem bastante humana. A parábola do semeador e a parábola do joio e do trigo são duas grandes pedagogias de Jesus que podemos usar no ministério de Cura Interior.

Os quatro tipos de terreno são na verdade quatro atitudes que temos em nosso coração e em nossa vida. São quatro tipos de coração. A semente é a palavra de Deus, o Reino de Deus que nos é apresentado pelo Evangelho. A semente que caiu à beira do caminho simboliza nosso coração empedernido que não acolhe a palavra.

Qualquer passarinho vem e come. O solo pedregoso simboliza a superficialidade com que, muitas vezes, recebemos a palavra de Deus. Não a deixamos criar raízes em nossos corações. Recebemos com entusiasmo, mas não a cultivamos. Logo morre.

Esse terreno pedregoso simboliza também nossa busca por uma religião fácil. O terreno cheio de espinhos simboliza os pecados que cultivamos em nossos corações. Mais que pecados, são mágoas, ressentimentos, traumas e complexos que alimentamos em nosso coração.

A palavra de Deus acaba morrendo sufocada por esses espinhos. O bom terreno simboliza nossa abertura à graça de Deus. Conforme permitimos que Deus seja pleno em nossa vida, produzimos os frutos do Espírito Santo.

A parábola do joio e do trigo simboliza nossa luta interior. o inimigo sempre tentará semear suas obras em nossa vida. Quando isso acontece, precisamos da sabedoria de Deus. A espera pela hora da colheita significa que a Cura Interior é um processo. Quem busca a cura em métodos mágicos e instantâneos acaba arrancando também a semente da Palavra de Deus.

Trecho retirado do livro: Seja feliz todos os dias - Pe Léo.

"Curados para Vencer a Batalha"

 
"Enquanto Deus não for o único, vamos ficar escolhendo o caminho mais fácil. Mas jamais podemos nos esquecer de que a vida em Deus é uma constante batalha. Por isso, o Senhor quer nos curar, para que vençamos essas batalhas". 

Padre Léo nos deixou escrito mais uma riqueza, dentro de seu Ministério de Cura Interior, o livro: "Curados para Vencer a Batalha", publicado em 2009. O seu conteúdo nos ensina muito acerca da "Cura Interior", nos convidando a uma caminhada de fé, obedecendo ao Senhor, para sermos curados.

O mundo insiste em nos fazer fracos. Estamos colhendo muitos frutos de escolhas erradas. Entramos por caminhos aparentemente atraentes, o caminho das coisas fáceis, o caminho das portas largas. Padre Léo vem nos dizer que precisamos trilhar o caminho de Jesus, é preciso entrar pela porta estreita, que não é nada convidativo. "A Palavra de Deus não nos ilude, ela diz que o caminho largo vai levar-nos à perdição. Contudo, o caminho estreito, mais difícil e exigente nos leva à salvação". 

A mensagem deste livro devemos guardá-la no coração e colocá-la em prática: Viver neste mundo é desfrutar de todas as graças de Deus, mas requer esforço, que significa: empenho, garra, luta. É viver um combate de fé, resistindo ao pecado, com renúncias, sacrifícios, choro e lágrimas. É luta constante pela santidade.

A chave para sermos curados e vitoriosos: Jesus veio ao mundo para nos curar e nos libertar, mas precisamos ter a coragem de buscá-lo incessantemente em oração, na Palavra, na Eucaristia, desejar ardentemente o Espírito Santo sobre nós. "A cura interior é um processo que exige 100% do ser humano para acolher 100% da graça de Deus". 

O livro nos propõe uma experiência com o amor de Deus, um encontro decisivo com o Senhor.
A nossa cura se dará, quando rompermos com o pecado e aí só existe um caminho: a "Cura Interior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...