terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Pe.Marcelo Rossi-Mensagem do Dia: 10 de fevereiro de 2009
Mensagem do Dia: 10 de fevereiro de 2009
Volta Israel ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair.
Muni-vos de palavra e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, porque minha cólera apartou-se deles.
Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.
Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
Os de Efraim virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.
Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos.
Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam.
Profeta Oséias 14,1-9
Palavra do Padre:
Durante esta semana estamos orando com muito carinho pelos aposentados: por idade, por invalidez, viúvos , viúvas e colocando-os em oração sob a misericórdia divina.
Deus provê. Deus proverá.
Sua misericórdia não tardará!
Paz e Bem! Deus abençoe!
É preciso deixar tudo às claras
É preciso deixar tudo às claras
Antes de viver em comunidade achávamos que isso seria muito fácil. Pensávamos que tudo iria dar certo porque todos eram de Deus. Gostávamos de estar juntos. Orávamos.
Quando se reúnem pessoas – e nós éramos doze – , é o mesmo que pegar um saco, colocar gatos dentro e fechar, como sempre digo. Nós éramos literalmente um saco de gatos.
Somos e sempre seremos pessoas humanas, com o nosso gênio, nosso temperamento, nossa educação, nossos pontos de vista, nossa maneira de ser... Quando começamos a conviver e a partilhar tudo, surgem os atritos – sai até faísca. Assim, quando começamos a conviver vimos que tínhamos diferenças muito grandes. Era preciso nos reconciliar. Essa era a única maneira de sobreviver. Percebíamos que precisávamos fazer isso praticamente todos os dias, assim como todos os dias precisávamos tomar banho. Como, infelizmente, não agíamos sempre assim, íamos acumulando desentendimentos e havia dias em que, mesmo que não quiséssemos, Deus permitia que "estourássemos" uns com os outros. Os fatos e acontecimentos nos obrigavam a colocar tudo em comum e às claras. Tínhamos a franqueza de dizer tudo uns aos outros, mesmo que isso machucasse um pouco. Não havia outro jeito para resolver: era preciso reconciliar-se e perdoar. Muitas vezes, chorávamos e recomeçávamos tudo.
Dava a impressão, especialmente para quem não vivia ali, de que éramos todos "sem-vergonha". Vivíamos nos reconciliando e depois voltava tudo como era antes. Daí fomos constatando, pelos fatos, que o único jeito de estar com as mãos limpas era lavando-as sempre. Da mesma forma, o único jeito de estarmos unidos e reconciliados era ao nos reconciliarmos continuamente. Então, isso não era "sem-vergonhice", mas sim, uma necessidade.
Fomos captando um princípio de vida, básico para nós: chamamos a isso de "Viver reconciliados". Para isso é preciso viver se reconciliando, como nos ensina a Palavra de Deus:
"Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento" (Efésios 4, 26b).
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Como temos vivido a nossa liberdade?
Como temos vivido a nossa liberdade? | ||||||||
Terça-Feira, 10 de Fevereiro 2009 | ||||||||
|
Ricardo Sá-Mensagem do Dia
| |||
Seu irmão, Ricardo Sá |
Primeira Leitura - Liturgia Diária
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009
Santa Escolástica
20Deus disse: "Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu". 21Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: "Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra". 23Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia.
24Deus disse: "Produza a terra seres vivos segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies". E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis do solo segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom.
26Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra". 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra". 29E Deus disse: "Eis que vos entrego todas as plantas que dão sementes sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento". E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.
2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4aEsta é a história do céu e da terra, quando foram criados.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
SALMO - Liturgia Diária
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009
Santa Escolástica
Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"
Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.
As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Evangelho - Liturgia do Dia
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009
Santa Escolástica
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".
9E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer'.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.