segunda-feira, 29 de março de 2010

São Constantino - Santo do Dia


São Constantino



29 de Março

Rei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar as guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo - 'caiu do cavalo'. Era pagão, converteu-se ao cristianismo e assumiu seriamente o chamado a santidade.

Entrou para um mosteiro Irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio, ligado a missão. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o 'homem velho'.
Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração com o Evangelho.

São Constantino, rogai por nós!


Jesus em Betânia* - HOMILIA DIÁRIA

Jesus em Betânia*

Postado por: padrepacheco

março 29th, 2010
 

O evangelho de hoje reflete acerca de um momento de descanso de Jesus em casa de uma família à qual muito estimava. São os seus amigos os irmãos Lázaro – a quem tinha ressuscitado -, Marta e Maria. Essa amizade sincera é um alívio para Jesus no meio do ódio dos seus inimigos, como víamos nos dias anteriores. Os adversários não desistem de seu empenho, e dado que a ressurreição de Lázaro era fato que falava por si só do poder divino de Cristo.

Faltavam seis dias para a Páscoa. Enquanto estavam a jantar, Maria tomou um vaso de nardo, autêntico e caro, ungiu Jesus nos pés e enxugou-os com seus cabelos. E a casa encheu-se da fragrância do perfume. Tal gesto é criticado por Judas Escariotes, alegando hipocritamente que o dinheiro que valia o perfume poderia ter-se dado aos pobres. O seu valor calculado, trezentos denários, era o salário anual de um trabalhador. Realmente um desperdício, segundo Judas. Mas não é que lhe importassem muito os pobres, adverte o evangelista; se o disse foi porque era ladão, e como tinha a bolça levava o que lá iam pondo. Jesus ignorou a crítica e, saindo em defesa de Maria.

Ao narrar este mesmo episódio, o evangelista Marcos é mais explícito e põe na boca de Jesus, ao justificar o esbanjamento da unção, estas palavras: "Antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Asseguro-vos que em qualquer parte do mundo onde se proclame o evangelho, se recordará o que ela fez". Jesus entendeu o pormenor afetuoso e o seu significado mais profundo como anuncio da sua própria morte, sepultura e ressurreição. O aroma que enche a casa adianta já a fragrância do amanhecer do domingo da Páscoa.

Como Cristo, nós também fomos ungidos no dia do nosso batismo, que nos incorporou na sua morte e ressurreição. A Páscoa aproxima-se, e na vigília pascal renovaremos a nossa fé e promessas batismais. No batismo fomos submersos e sepultados com Cristo para morrer para o pecado, e também com ele nascemos para a vida nova de Deus, como filhos seus, membros de Cristo e da Igreja e irmãos de todos os homens. A renovada fragrância do batismo deve encher toda a nossa vida.

Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 163-164. Paulus: 2000.

Primeira leitura (Isaías 42,1-7) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 42,1-7)

Segunda-Feira, 29 de Março de 2010
Semana Santa

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos".
5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6"Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 26) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 26)

Segunda-Feira, 29 de Março de 2010
Semana Santa


— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.
— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (João 12,1-11) - Liturgia Diária

Evangelho (João 12,1-11)

Segunda-Feira, 29 de Março de 2010
Semana Santa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5"Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?" 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: "Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis".
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Terço Bizantino - Padre Marcelo Rossi

 
TERÇO BIZANTINO


TERÇO BIZANTINO - SEMANA SANTA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( PRIMEIRO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Áudio. Ouvir

 

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...