sexta-feira, 22 de março de 2013

São Zacarias, Papa - Santo do Dia

São Zacarias, Papa

22 de Março

 

São Zacarias, PapaFilho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.

Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.

Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve. 

Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.
 

São Zacarias, rogai por nós! 

Um mistério de amor acessível a todos - HOMILIA DIÁRIA

Um mistério de amor acessível a todos

Postado por: homilia
março 22nd, 2013
 
 

Irmãos e irmãs, é muito interessante o contexto celebrativo, em que Nosso Senhor Jesus Cristo se comunica em Jo 10, 31-42. Aconteceu que o rei Antíoco IV Epífanes (cf. 1 Mc 4,36-59; 2 Mc 10,1-10) promoveu uma profanação do Templo, e a chamada "Festa da Dedicação" fazia memória da reconsagração do Templo por volta de 164 a.C. Portanto, respirava-se um clima festivo de reconquista e consagração.

Por tudo isso, o justo motivo de uma grande festa judaica. Convém também lembrar que os cristãos da comunidade joanina estavam diante de um Evangelho escrito posteriormente à destruição definitiva do Templo de Jerusalém (70 d.C.), por ocasião da invasão do exército romano. Realidade prevista por Cristo, mas não desejada, como testemunha o Santo Evangelho: «Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: "Se tu também compreendesses, hoje, o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada» (Lc 19, 41-44).

Palavra realista de um Deus apaixonado, que não podia impor a Sua vontade nem a verdade! Mas também uma revelação que serve de alerta para a responsabilidade humana e suas consequências perante as indispensáveis visitas de Deus na história pessoal e universal. Ele continua a agraciar o povo amado de Deus e revelou-se como Deus Uno e Trino: «Eu e o Pai somos um» (Jo 10, 30).

Jesus Cristo, um com o Pai, no Espírito Santo! Ele é a manifestação do mistério do Deus Triúno pelo Seu ser, agir e falar, mas que espera uma resposta de fé e adesão igualmente livre: «Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras para que saibais e reconheceis que o pai está em mim e eu no Pai» (vv. 37-38).

Assim Jesus se revela como sendo maior do que o venerável Templo, ainda que o Senhor não o despreze. Ele se apresenta como o Dedicado e o Consagrado por excelência do Pai, que O enviou para obras de salvação. E caso O quisessem destruir (matar), como de fato tentaram e conseguiram, a Sua Palavra e poder é quem dará sempre a última palavra, pois ela é definitiva, e não a ignorância e maldade humana: «Destruí vós este templo e em três dias eu o reerguerei» (Jo 2, 19).

Com outra palavra de vida eterna, Jesus Pascal iluminou também a Semana Santa que se aproxima: «Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai» (Jo 10, 18).

Na proximidade da Solenidade das solenidades – a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo -, somos convidados a um mergulho no amor encarnado e crucificado, que venceu o mal e a morte, reconquistando gratuitamente para nós a nossa comunhão com Deus e entre nós. O único Redentor do gênero humano consagrou-nos na verdade que liberta (cf. Jo 17), isto pela Sua oração, graça e santo Batismo; também pelos méritos infinitos mereceu-nos a participação numa festa eterna, atualizada, prefigurada e antecipada por obra do Espírito Santo.

Realidades e possibilidades que nos convidam a uma participação ativa e frutuosa na Sagrada Liturgia da Igreja, principalmente neste tempo forte que se aproxima. Por isso, desde já, tenhamos uma Santa Semana em torno do mistério do Amor Pascal e não meçamos esforços para tomarmos posse das graças alcançadas por Quem não mediu esforços para nos salvar! Santa Páscoa!
 

Padre Fernando Santamaria – Comunidade Canção Nova

Primeira leitura (Jeremias 20,10-13) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Jeremias 20,10-13)

Sexta-Feira, 22 de Março de 2013 
5ª Semana da Quaresma


Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: "Denunciai-o, denunciemo-lo". Todos os amigos observam minhas falhas: "Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele".
11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 17) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 17)

Sexta-Feira, 22 de Março de 2013 
5ª Semana da Quaresma



— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!
— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!
— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes!
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito!

Evangelho (João 10,31-42) - Liturgia Diária

Evangelho (João 10,31-42)

Sexta-Feira, 22 de Março de 2013 
5ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: "Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?"
33Os judeus responderam: "Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!" 34Jesus disse: "Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? 
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a Palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". 
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: "João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade". 42E muitos, ali, acreditaram nele. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...