quinta-feira, 4 de março de 2010

O segredo da felicidade - por Luzia Santiago

Quinta, 4 de Março de 2010
040310_mensagem

O próprio Deus colocou no nosso coração o desejo de felicidade e nos dá santos conselhos para trilharmos seguramente este caminho:

"Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar" (Sl 1).

Permaneçamos perto de Deus em todos os momentos da nossa vida, como o salmista: "Quanto a mim, minha felicidade é estar perto de Deus" (Sl 73,28a).

Reze esta oração, ao longo de todo este dia, pedindo a proteção e a bênção do Senhor. Quando vierem o medo, a tristeza, a angústia, as inquietações e as irritações, reze e não se deixe abater, porque o Senhor ouve a voz da nossa súplica.

"Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão, e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflições" (I Crôn 4,10).

Senhor, cuide de nós ao longo de todo este dia.

Jesus, eu confio em Vós!

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do dia 04 de Março de 2010 e Terço Bizantino

 
MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO


MENSAGEM


Demonstração de Fé


Vamos até a montanha onde Deus mora?

Comentou um cavaleiro com seu amigo.

Quero provar que Ele só sabe pedir e nada faz para aliviar o nosso fardo.

Pois vou para demonstrar minha fé - disse o outro.

Chegaram os dois à noite no alto do monte e escutaram uma voz na escuridão:

"Encham seus cavalos com as pedras do chão!"

Viu - disse o primeiro cavaleiro - depois de tanto subir Ele ainda nos faz carregar mais peso. Jamais obedecerei.

O segundo cavaleiro, homem de fé, fez o que a voz dizia.

Quando terminaram de descer o monte a aurora chegou e os primeiros raios de sol iluminaram as pedras que

o cavaleiro piedoso havia trazido.

Eram diamantes puríssimos.

As decisões de Deus são misteriosas, mas estão sempre a favor daqueles que O amam.

Há momentos em nossas vidas em que realmente fica difícil enxergar desta forma, pois o fardo se torna tão pesado

que parece impossível achar a saída.

É inacreditável as coisas que acontecem quando deixamos de lado o medo, a impaciência e passamos a cultivar

a Fé e ouvir a voz de Deus.

Evangelize....




TERÇO BIZANTINO.


TERÇO BIZANTINO - QUARESMA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( DÉCIMO SEXTO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Aúdio. Ouvir

.

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

São Casimiro - Santo do Dia

São Casimiro

4 de Março


São Casimiro Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, o santo de hoje é modelo para todas as idades. Seu nome significa 'comandar'. De fato, com a graça de Deus e muito esforço, foi comandando ao longo de sua vida, todo o pensar, todo falar, todo o querer para Deus.
Filho do Rei da Polônia e família católica, Casemiro nasceu no ano de 1454. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado nao era suceder o seu pai. Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidario à realidade paterna, às necessidades do reino, sendo braço direito no governo do seu pai.

Teve toda uma vida de ascese e sacrifício, sendo modelo para a juventude.

Faleceu com apenas 26 anos.

São Casimiro, rogai por nós!

Partilhar com os irmãos - HOMILIA DIÁRIA

Partilhar com os irmãos

Postado por: padrepacheco

março 4th, 2010

No Evangelho contrapõe Jesus a diferente sorte final do rico e do pobre Lázaro. É uma parábola em três quadros: situação de ambos em vida, troca de cena depois da sua morte e diálogo do rico com Abraão. Nos dois primeiros quadros procede Jesus com base em contrastes e inversão de situações: felicidade de um e desgraça do outro; no terceiro está a lição da parábola.

O desigual destino final do rico e de Lázaro não se deve exclusivamente à condição sociológica deles, mas, sobretudo, às suas atitudes pessoais. O rico não é condenado pelo simples fato de o ser [rico],  mas porque não teme a Deus, de quem prescinde e porque, de modo egoísta, se nega a partilhar o seu pão com o pobre que morre de fome à sua porta. Também Lázaro não se salva simplesmente por ser pobre, mas porque está aberto a Deus e espera d'Ele a salvação, porque faz justiça aos oprimidos.

A lição, intenção e finalidade da parábola não é realçar a escatologia individual, embora se indique ao remeter-se a Jesus a crença e linguagem habituais de Seu tempo, nem prometer uma compensação aos pobres com um final feliz, nem menos ainda, incutir nos deserdados da vida uma resignação esperançada, mas fatalista e alienante.

Não; trata-se, antes, de afirmar o perigo da riqueza, porque esta facilmente cria o esquecimento de Deus, a surdez à Sua Palavra (expressa na lei de Moisés e nos profetas) e fo echamento ao próximo; a ponto de tais pessoas "não fazerem caso nem que ressuscite um morto" para fazer-lhes ver o seu caminho errado.

Escutar a Palavra de Deus, converter-se à Lei do Seu Reino de justiça e amor, abandonar a falsa segurança dos bens materiais e partilhar com os irmãos o que temos são as regras que se tiram da lição desta parábola.

O perigo que nos ronda ao ler o Evangelho de hoje é pensar que se dirige somente aos ricos e aos potentados do dinheiro. A esses não pertencemos nós, dizemos. Contudo, a lição da parábola, em maior ou menor medida, tem aplicação para todos. Pobre e rico são conceitos relativos. O que tem um milhão é pobre se se compara com o que tem mil, mas rico se se compara com o que só tem umas moedas.

Todos temos ao nosso lado ou encontramos nas nossas passadas algum "Lázaro", que é mais pobre que nós: famílias humildes que passam por apuros, gente sem trabalho, doentes e velhos abandonados, alcoólicos e drogados, marginalizados que necessitam de uma mão amiga. Se lhe fechamos o coração, como nos julgar em regra com Deus? Os cristãos não podem ser espectadores neutros da pobreza e miséria alheias, porque "as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de quantos sofrem, são por sua vez alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo. Nada há verdadeiramente humano que não encontre eco no seu coração" (GS 1).

Se não somos solidários partilhando os nossos bens e dinheiro com os que são mais pobres que nós, as nossas Eucaristias não serão autênticas conforme dizia São Paulo aos cristãos de Corinto (cf. 1Cor 11,17ss).

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

Primeira leitura (Jeremias 17,5-10) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Jeremias 17,5-10)

Quinta-Feira, 4 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5Isto diz o Senhor: "Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.
7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras".


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 1) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 1)

Quinta-Feira, 4 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lucas 16,19-31) - Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 16,19-31)

Quinta-Feira, 4 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'.
25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'.
27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!'
30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: 'Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos"'.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...