sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Santa do Dia

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

12 de Outubro


 
Nossa Senhora da Conceição AparecidaCom muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG). 


Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. 


Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede. 


A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. 


Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).


No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas. 


O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. 


Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus. 


Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!




O Coração Imaculado de Maria está sempre atento às necessidades dos homens - HOMILIA DIÁRIA

O Coração Imaculado de Maria está sempre atento às necessidades dos homens

Postado por: homilia

outubro 12th, 2012

 

Ano da Fé, Solenidade da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora da Conceição Aparecida – e, no âmbito civil, dia das crianças. Quantas realidades que o Evangelho vem dar um sentido mais profundo. Mas para tal procuremos contemplar o Mistério de Cristo apresentado pela Boa Nova, segundo São João (Jo 2, 1-11).

Jesus encontrava-se no norte da Galileia, numa festa de casamento como os seus discípulos e a sua Mãe Santíssima. Uma festa que, até então, transcorria bem, até que uma anormalidade tendia marcá-la com tristeza, pois faltava vinho, o qual era um elemento festivo imprescindível àquela cultura. Mas a percepção de uma santa mulher e sua fé num filho, nada comum, abriu um rastro de esperança aos noivos e demais.

Aquela que nunca desconfiou do que Ele é capaz, fez o que era preciso… Por uma fé que operou naquele momento pela intercessão amorosa, disse ao Filho de Deus e seu: «Eles não têm vinho!» (v. 3). A resposta de Jesus a Sua mãe soa estranha, para um filho tão bem educado e não menos sensível às necessidades dos outros: «Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou» (v.4). Noutra tradução, as palavras do Filho amado, causa ainda mais estranheza: «Por que te intrometes?».

No entanto, não tem como aquele Coração Imaculado passar ao lado da necessidade de tantos, assim como podemos dizer o mesmo do Coração Sagrado que acolheu tão amorosa e poderosa intercessão: «Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!" E eles as encheram até à borda» (v.7).

O desfecho deste primeiro sinal, de uma série de sete sinais apresentados teologicamente pelo evangelista, apontou para a abundância da Nova e Eterna Aliança em relação à Antiga e foi eficaz para os discípulos do verdadeiro Noivo das Bodas Eternas: «Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele» (v. 11).

Assim, a palavra do encarregado ao noivo, após experimentar – literalmente – o primeiro sinal de Jesus (cf. Jo 2, 10), inspira-nos uma oração, adequada aos homens e mulheres de todos os tempos, quando aos poucos vão procurando compreender o tempo de Deus em sua vida pessoal e na história da Salvação universal: "Senhor, apresentastes uma Aliança, onde muitos estavam já satisfeitos…mas deixastes para o final dos tempos o envio do Teu Messias, para uma Nova e melhor Aliança. Da água da purificação ritual, revelastes um "Vinho Sagrado", sinal do cumprimento da superabundância prometida" (cf. Am 9, 13-14; Hb 1, 2-4).

Por isso, no Ano da Fé, precisamos também ficar sensíveis às necessidades uns dos outros. Mas da realidade a Jesus, do jeito da Mãe de Deus e segundo a Palavra que nos orienta: «Com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição» (Hb 12, 29).

Portanto, a Solenidade e devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tornam propícias à Igreja e ao mundo contemporâneo aquela qualidade de testemunho desejado pelo Papa Bento XVI, para este Ano bendito e não só: «A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou» (BENTO XVI, Porta Fidei, nº 6).

Irradiar esta Luz, principalmente às crianças é ser canal, sinal e presente de um amor intraduzível em apenas um dia do ano. Para tudo isto é preciso FÉ! Aproveitemos a graça própria deste Ano da Fé!

 

Padre Fernando Santamaria


Primeira leitura (Ester 5,1b-2; 7,2b-3) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Ester 5,1b-2; 7,2b-3)

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 
Nossa Senhora Aparecida


 

Livro de Ester:


1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida".
3Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!" 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Apocalipse 12,1.5.13a.15-16a) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Apocalipse 12,1.5.13a.15-16a)

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 
Nossa Senhora Aparecida



 
Livro do Apocalipse de São João: 

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir.16aA terra, porém, veio em socorro da mulher. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 44) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 44)

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 
Nossa Senhora Aparecida



 

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ "Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
Ass.: Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!
— O povo de Tiro vos traz seus presentes,/ os grandes do povo vos pedem favores./ Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro.
— Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo;/ entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real".

Evangelho (João 2,1-11) - Liturgia Diária

Evangelho (João 2,1-11)

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 
Nossa Senhora Aparecida


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 
4Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou".
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Padre Léo, missionário do amor! - Padre Léo Eterno

 

Padre Léo, missionário do amor!

Posted: 09 Oct 2012 04:54 AM PDT

 

Hoje nossos corações se enchem de alegria, pela Graça de Deus e pelo exemplo que este sacerdote nos deixou. Somos impelidos a olhar para aquele que dizia que "o amor é o eixo que move o mundo".
Tarcísio Gonçalves Pereira, conhecido como padre Léo, nasceu no Estado de Minas Gerais, a 9 de Outubro de 1961. Sua origem é de uma família profundamente religiosa. Deus o nomeou e o consagrou a uma missão.

No início de sua caminhada cristã encontramos um jovem cheio de ideais, sonhava com um mundo sem armas, vislumbrava uma comunidade onde se vive o amor fraterno.
No momento em que desiludimos com as coisas do mundo, Deus está sempre pronto a vir ao nosso encontro. A ação misteriosa do Senhor agiu nele. Só em Jesus encontrou a sua plena realização. Em 1982, com 21 anos entrou para o seminário, em Lavras - MG.

Missão de evangelizar: 
Manifestava a força do Evangelho, através da pregação da Palavra a todos os lugares, através de seus livros e de seu testemunho de vida. Desejava ardentemente levar às pessoas a uma experiência pessoal com Jesus.

Missão com os jovens: 
Só os misericordiosos aprendem de Cristo a lei do amor e do perdão. Como coordenador da pastoral da Juventude pode ajudar jovens que queriam sair das drogas. Grande defensor dos pobres, com coragem e valentia foi ao encontro dos marginalizados, enfrentando obstáculos acolheu-os em Bethânia e em seu coração.

Missão com a Igreja: 
O seu zelo com a Santa Igreja Católica era de profundo amor. Ordenado sacerdote em 08 de Dezembro de 1990, consagrou toda a sua vida ao Senhor, dispondo a ser servo para sempre.

Missão de ser "pai" de uma comunidade: 
Pai de Bethânia, mostrou-nos o Cristo vivo no interior de cada filho (a). Hoje a presença forte do fundador está no coração da comunidade Bethânia, transmitindo a esperança e sendo fiéis a esse projeto de amor.

A morte que gera vida: 
Não basta somente ter uma experiência com Jesus. É preciso entregar sua vida por Ele.
Que os ensinamentos do nosso saudoso padre Léo nos ajudem a compreender a força do amor de Deus por nós, para a restauração de vidas, para a reconstrução de um caminho novo.
Olhou para o alto, sonhou grande e desejou a comunhão com Deus. E chegou lá!  Voltou para a casa do Pai, em 04 de Janeiro de 2007, deixando aqui a receita da felicidade: simplesmente,"Ame". 

Equipe blog padre Léo Eterno

41ª Semana - Orando e aprofundando a cura interior - Padre Léo Eterno

 

41ª Semana - Orando e aprofundando a cura interior

 

41ª Semana
Lc 24,13-35:

Este pedacinho do Evangelho de Lucas é fabuloso. Os discípulos que voltavam para Emaús, desanimados, cabisbaixos, pessimistas e derrotados, somos cada um de nós, quando temos o coração ferido e machucado.

Não encontramos alegria para viver e só sabemos comentar as coisas negativas. A angústia é tão profunda que não percebemos nem mesmo quando o Cristo se aproxima e caminha conosco pela vida. Parece que estamos abandonados por Deus.

Mas Jesus sempre caminha conosco, especialmente por sua Palavrae na Eucaristia. Por isso precisamos aprender a rezar com estes discípulos: Senhor, fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Quando temos a coragem de convidar Jesus para fazer parte de nossa vida, então nossos olhos se abrirão.

Como eles, reconheceremos Jesus na Eucaristia e voltaremos para a vida com alegria e determinação. Quando experienciamos a Cura Interior, e nos encontramos com o poder da ressurreição de JEsus, então voltamos para a vida com entusiasmo e ardor renovado. Então, podemos testemunhar, com nossa vida, que o "Senhor ressuscitou verdadeiramente".

Trecho retirado do livro Seja feliz todos os dias - Pe Léo



Fonte: Canção Nova

Encontros...! - Piadas do Padre Léo

 

Encontros...!

 

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei..." 
As palavras de Jesus narradas por São Mateus nos remetem à verdadeira paz da alma, o peso da vida se torna suave e leve para aquele que ama.

O verdadeiro amor, o amor de Jesus, vivido pelo padre Léo, não foi um fardo, quando se encontrou com aquele menino, levado pela mãe, mas chegando à comunidade ficou arredio, agressivo, queria voltar. O padre, cheio da Sabedoria de Deus, o levou a um lugar à parte, para conversar. Não sabemos o que conversaram, mas uma coisa é certa: após esse encontro, a atitude daquele menino surpreendeu a todos.

A sabedoria Divina quebra as barreiras para fazer ponte entre Deus e a pessoa.
Padre Léo era diretor do colégio São Luiz, e atendia os jovens perdidos nas drogas. Um jovem o esperava na saleta, e com muito medo, querendo desistir, pois a mãe o mandara para conversar com ele. O padre se aproximou e puxou um assunto para descontrair, ali pode ouvi-lo, aconselhá-lo. No final, quando o abençoou veio o alívio para aquele menino, porque ele descobriu que conversava com o próprio.

Quem experimenta o amor de Deus, dá testemunho daquilo que se vive. Edjan e Ana, consagrados da Comunidade Bethânia testemunharam a restauração que Cristo operou em suas vidas, através do padre Léo, e da Comunidade Bethânia (Encontro com a Comunidade Bethânia, na Canção Nova).

 
 
Edjan partilha conosco a sua experiência, quando ingressou na comunidade, como foi o seu primeiro encontro com o padre:
"-O Léo já chegou! O Léo chegou! 
-Mas quem é esse Léo? Quando eu olho, ele está vindo em minha direção, com as mãos para trás, acompanhado de Ideraldo, Margarida, e a Jucélia. 
-Você é novo aqui, meu filho? 
-Estou internado aqui. 
-Então você está no lugar errado. 
-Estes são seus pais, seus irmãos. Esta é a sua família".

"Procuramos viver numa grande família... É preciso que realmente nossos filhos se sintam em casa" (livro: "Viver com HIV"). 

Bethânia, lugar de encontro, encontro com Jesus, verdadeira família, cujos membros estão unidos pela caridade.
 

Piadas do Pe. Léo.

 
Piadas do Pe. Léo:

Um cara chegou lá em cima com uma dor danada nas pernas.
-Fiquei em pé duas horas.
-Por quê?
-Estava subindo a escada rolante, parou a energia elétrica, fiquei lá esperando.
-Mas você é burro mesmo! Porque não sentou no degrau? Não ía se cansar.

( Repararam que o padre usou o termo "burro" no lugar de "anta"? )
 
 
O prefeito de uma cidade do interior misturou o dinheiro dele com o da prefeitura. Aí não sabia qual era o dele e qual era o da prefeitura. Conclusão: ficou com os dois.
 
 
 Piadas contadas na pregação Vigiai e orai. Adquira na loja virtual da Comunidade Bethânia >> CLIQUE
 

 
FONTE:Blog Padre Léo Eterno

Terço Bizantino - Padre Marcelo Rossi



 
Ágape: amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.
Adquira esta obra de evangelização em uma livraria próxima a você ou pela internet.
 
 

TERÇO BIZANTINO


CONFIANÇA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( DÉCIMO OITAVO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir



Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Mensagem do dia 11 de Outubro de 2012 - Padre Marcelo Rossi



 
Ágape: amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.
Adquira esta obra de evangelização em uma livraria próxima a você ou pela internet.



Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal.


Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato.

Há tempo para tudo.

E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno.

Aguarde com paciência que os frutos amadureçam.

Semana das crianças!! Tio, tia, avô, avó... presenteie o seu neto, neta, sobrinho, sobrinha...

Com o nosso Agapinho, amor incondicional de Jesus, que ensina as crianças o que é o
verdadeiro amor ( Ágape ), não o amor do mundo ( Eros ).



Um forte Agapinho!!!!






Lojas Americanas

Saraiva


Junte-se a nossa Família na Rede Eletro-Cristo com MARIA.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
 
Não se esqueça de adicionar o site www.padremarcelorossi.com.br
em sua lista de contatos, amigos, lista de confiança para que o
Anti-Spam não bloqueie as mensagens e orações enviadas diariamente.
Vamos formar novos amigos na Rede Eletro-Cristo com MARIA.
DIVULGUE !!!
 

EVANGELIZAR = FELICIDADE, SEJA FELIZ, EVANGELIZE !!!


Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Newsletter do Blog da CNBB

 

Blog da CNBB


Pastoral Carcerária lembra 20 anos do massacre do Carandiru

 
 

Para relembrar o Massacre do Carandiru, que completa 20 anos nesta terça-feira, 2 de outubro, a Pastoral Carcerária e movimentos sociais vão fazer um ato na Praça da Sé, a partir das 15h, no centro da capital paulista. Leia a denúncia das lideranças e a recordação de um dos mais graves crimes contra a população brasileira.
O primeiro ato, ecumênico, terá início na Catedral da Sé. Cerca de uma hora depois, na Praça da Sé, acontece um ato político-cultural.

No dia 2 de outubro de 1992, policiais invadiram o presídio do Carandiru durante uma rebelião e mataram, com uso de metralhadoras, fuzis e pistolas, ao menos 111 presidiários. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelos crimes.

"O ato não é apenas um resgate da memória dos 20 anos do Carandiru, uma situação clara de que não esquecemos e não esqueceremos jamais do que aconteceu, mas é também uma denúncia pública sobre todas essas políticas de massacre das populações periféricas, pretas e pobres, que ainda acontece nos dias de hoje", disse Rodolfo Valente, advogado da Pastoral Carcerária em São Paulo e integrante da Rede 2 de Outubro.

A denúncia, segundo Valente, não é só do Massacre do Carandiru. "É também uma denúncia ao massacre dos Crimes de Maio, ao Massacre de Eldorado do Carajás", disse.

Nos ataques comandados pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) de 2006, que ficaram conhecidos como Crimes de Maio e que ocorreram entre os dias 12 e 20 de maio daquele ano, 493 pessoas foram mortas, entre elas, 43 agentes públicos. Um estudo feito pela organização não governamental (ONG) Justiça Global, divulgado no ano passado, apontou que, em 71 desses casos, houve fortes indícios do envolvimento de policiais que integram grupos de extermínio.

Já em Eldorado dos Carajás, no Pará, a ação da Polícia Militar causou a morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Dezenove sem-terra morreram no local e dois a caminho do hospital. As mortes ocorreram durante o confronto com a polícia no quilômetro 96 da Rodovia PA-150, na chamada Curva do S.

No sábado (6), os movimentos sociais também pretendem fazer uma caminhada cultural, marcada para ocorrer no Parque da Juventude, onde antes estava instalado o Complexo Penitenciário do Carandiru.
Fonte: Agencia Brasil (matéria de Elaine Patricia Cruz)

Nota de pesar pelo falecimento de dom Antônio Maria Mucciolo

 


Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, emitiu neste domingo, 30 de setembro, nota de pesar em nome da Conferência pelo falecimento do arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Antônio Maria Mucciolo. A missa exequial será celebrada na manhã desta segunda-feira, 1 de outubro, na catedral mteropolitana e, em seguida, acontecerá o sepultamento na cripta da catedral.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Nota de falecimento de dom  Antônio Maria Mucciolo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebe, com pesar, a notícia do falecimento do arcebispo emérito de Boticatu (SP), dom Antônio Maria Mucciolo e se solidariza, na fé, com os familiares, com dom Maurício Grotto e com as comunidades por onde esse nosso Irmão deixou rastros do seu trabalho apostólico.
Dom Mucciolo deixa-nos um legado de grande empenho pelo anúncio do evangelho pelos meios de comunicação social, especialmente pela Televisão. Ele dedicou vários anos do seu ministério episcopal ao cuidado de fazer com que o testemunho e a palavra da fé fosse traduzida para um veículo no qual a imagem é uma expressão importante da mensagem. Dom Mucciolo tem seu nome associado particularmente à formação e consolidação da Rede Vida de Televisão e esteve presente, nos últimos, anos em sua programação religiosa.
O lema escolhido para seu serviço no episcopado "Sentire cum Ecclesia" (sentir com a Igreja) representa uma marca espiritual do trabalho que realizou, com alegria, junto ao povo primeiramente na diocese de Barretos (SP) e, depois, na arquidiocese de Botucatu. E mesmo depois de sua renúncia, em 2000, dom Mucciolo continuou ativo e vibrante no trabalho de evangelização.
Rezamos pelo nosso Irmão que parte para a eternidade, agradecidos ao Pai que nos deu de presente a companhia e o serviço de um homem extraordinário que tanto lutou pela causa da expansão do Reino.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Faleceu dom Antônio Mucciolo

 


A arquidiocese de Botucatu (SP) comunicou na tarde deste sábado, 29 de setembro, o falecimento do bispo emérito, dom Antônio Maria Mucciolo. A missa exquial, segundo informações da arquidiocese, será celebrada no dia 1 de outubro, as 9 horas da manhã, na catedral metropolitana.
Eis a biografia de dom Mucciolo apresentada no site da arquidiocese:

Dom Antônio Maria Mucciolo foi o 6° bispo e o 3° arcebispo da arquidiocese de Botucatu. Nasceu em Castel San Lorenzo, Itália em 01 de maio de 1923. Veio para o Brasil com um ano se fixando em São Paulo, depois Sorocaba. Entrou para o Seminário, matriculando no Seminário de Botucatu em 02 de fevereiro de 1937. Ordenou-se padre em em 04 de novembro de 1949, por dom José Carlos de Aguirre, na Capela do Seminário São Carlos Borromeu.
Nomeado bispo de Barretos (SP) em 26 de maio de 1977, foi ordenado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo núncio apostólico, dom Carmine Rocco. Posse em Barretos em 03 de setembro de 1977. Nomeado arcebispo de Botucatu em 28 de junho de 1989. Tomou posse em 09 de setembro de 1989. Criou várias paróquias. Ordenou um bom número de sacerdotes.
Construiu uma grande casa para os sacerdotes idosos denominada "Casa Cura D'Ars".
Colocou no ar a Rede Vida de Televisão. Deu impulso aos meios de Comunicação social. Deu impulso a Pastoral Vocacional. Desmembrou a Arquidiocese de Botucatu criando a nova diocese de Ourinhos em 30 de dezembro de 1998. Renunciou em 07 de junho de 2000. Atualmente era presidente da Rede Vida de Televisão.

Papa nomeia bispo de Caxias do Sul membro de Pontifício Conselho

 
O papa Bento XVI nomeou na manhã de sábado, 29 de setembro, o bispo de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, como membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. Dom Alessandro Ruffinoni, nascido na Itália em 1943, é religioso da Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos).
Dom Alessandro, ordenado em 1970 em Bassano del Grappa, na Província de Vicenza, veio para o Brasil em novembro de 1970. O bispo trabalhou como formador nos seminários das cidades de Casca, nos anos de 1971 a 1978; e de Guaporé, nos anos de 1979 a 1981. Em 1982, foi transferido para Porto Alegre, no CIBAI, e atuou até 1984 como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia. Em 1984 voltou à formação como animador vocacional, na cidade de Guaporé, até 1987.
Em 1988 deixou o Brasil para iniciar uma nova experiência missionária no Paraguai, na localidade de Ciudad del Este, onde atuou como formador e diretor do Centro Missionero Padre Luigi Valtulini. Neste período, foi por duas vezes vigário geral da Diocese de Ciudad del Este, em 1992 e em 1998. Em 1999, voltou para o Brasil como superior provincial da Província São Pedro, residindo em Porto Alegre até o ano de 2004.
Em 2005 foi destinado para Assunção, onde trabalhou na arquidiocese como coordenador da Pastoral dos Migrantes, até a nomeação de bispo. Em 18 de janeiro de 2006 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar de Porto Alegre, com o título episcopal de Fornos Maior. Foi vigário episcopal do Vicariato de Gravataí, responsável pelas Pastorais Sociais do regional Sul-3 da CNBB e bispo referencial da Pastoral dos Migrantes, de 2007 a 2011.
De maio de 2007 a maio de 2011, ele foi o bispo responsável a nível nacional na CNBB pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior. Recebeu no dia 10 de dezembro de 2008 a Medalha do Mérito Farroupilha, outorgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Em 16 de junho de 2010 o Papa o nomeou coadjutor da diocese de Caxias do Sul, e em 6 de junho de 2011, após a renúncia de dom Paulo Moretto, tornou-se o quarto bispo da diocese de Caxias do Sul.
Junto com dom Alessandro, como membro do mesmo Pontifício Conselho, também foi nomeado Dom Vjekoslav Huzjak, bispo de Bjelovar-Križevci (Croácia).
 

São Francisco de Assis, semente de paz! - Padre Léo Eterno

São Francisco de Assis, semente de paz!

 

O Papa João Paulo convocou os líderes religiosos do mundo inteiro para uma oração da paz. Onde? Em Assis. Por quê? Porque há oitocentos anos um jovem teve a coragem de ser um profeta da paz. Francisco não imaginaria que aquele gesto dele, de se despir diante do mundo, de encher-se de Deus e de se fazer um instrumento da paz lá em Assis, um cafundó do mundo, que aquilo fosse produzir sementes. 



Assis é uma cidade que tem a parte alta e a baixa. Assis era na parte baixa. A parte alta era onde ele ia rezar. Entre a parte alta e a parte baixa era uma pirambeira imensa. Então, quando a justiça italiana condenava alguém a morte, eles jogavam a pessoa ali. Era chamado o Buraco do Inferno. São Francisco nunca aceitou aquilo, mas não adiantava ele ir contra. Quem tem a paz não briga por seus ideais. Torna-se semente de paz. 

Com quarenta e quatro anos, tomado pela doença, Francisco fez com que os irmãos fizessem um juramento. Assim que ele morresse deveria ser jogado naquele buraco. Porque ele dizia: 

"Se existe alguém no mundo que merece ser jogado naquele buraco, essa pessoa sou eu." 


Quando ele morreu, cavaram um buraco na pedra, lá embaixo, e colocaram o seu corpo. No dia seguinte, o Papa mandou um emissário do Vaticano à Assis e comprou o terreno em volta. O buraco do inferno foi comprado pelo Vaticano. E em cima desse buraco foi construída a primeira basílica, e embaixo a segunda, e depois a terceira, onde está o túmulo de Francisco. Com o corpo de Francisco semeado, o Buraco do Inferno virou semente de paz para o mundo inteiro, inclusive oitocentos anos depois.

 Padre Léo - Trecho de pregação realizada na Comunidade Canção Nova.
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...