O NASCIMENTO DE JESUS Lc 2,1-14
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Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on dez 25 2008
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Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on dez 25 2008
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Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo Senhor! Alegremo-nos no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do céu sobre nós a verdadeira Paz. Com Ela e n ‘Ela, quero louvar agradecer a Deus pelo dom da minha vida. E convido-te a cantar as mil ações de graças pelo meu aniversário natacío. Deus permitiu que partilhasse da graça do Seu Natal. Pois faço hoje completo 35 anos. Quero desde já agradecer a Deus pelo dom da minha vida e pelas tuas orações. Deus te pague!
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Falando do Evangelho, começaremos pelo recenseamento! O de hoje, é o primeiro dos três de César foi feito no ano 28 aC, que corresponde ao 749 da fundação de Roma. Havia duas classes de censo pessoal: a) o dos cidadãos romanos tanto na Itália como nas províncias. O censo do povo era feito com a finalidade de recolherem impostos ou exigir o serviço militar. Normalmente requeria uma declaração e uma valoração das propriedades. Este tipo de censo foi feito nos anos 28 e 8aC, e 14Dc. b) dos habitantes nas províncias que não tinham cidadania romana, dependendo das condições da demarcação em curso. Nas província imperiais, os delegados como era o caso da Síra-Palestina, podiam convocar o censo por própria vontade.
Falando do Evangelho, começaremos pelo recenseamento! O de hoje, é o primeiro dos três de César foi feito no ano 28 aC, que corresponde ao 749 da fundação de Roma. Havia duas classes de censo pessoal: a) o dos cidadãos romanos tanto na Itália como nas províncias. O censo do povo era feito com a finalidade de recolherem impostos ou exigir o serviço militar. Normalmente requeria uma declaração e uma valoração das propriedades. Este tipo de censo foi feito nos anos 28 e 8aC, e 14Dc. b) dos habitantes nas províncias que não tinham cidadania romana, dependendo das condições da demarcação em curso. Nas província imperiais, os delegados como era o caso da Síra-Palestina, podiam convocar o censo por própria vontade.
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No nosso caso não parece ser um censo fiscal mas uma convocação para prestar um juramento de fidelidade a César no tempo de Herodes. Este juramento foi feito por ordem de Roma e com os procedimentos romanos: isto é, no lugar de residência de cada um, especialmente no Oriente em que abundava a população flutuante. Foi feito para congraçar-se com César, aproximadamente no ano 7 aC. Este censo-juramento do ano 7/6 aC foi feito antes do censo de Quirino, legado da Síria no ano 6/7 dC. Por que Lucas escreve sobre Quirino se não era propriamente esse o censo que obrigou José a ir a Belém? A solução é a memória incorreta dos judeus que consideravam como datas memoráveis tanto a morte de Herodes como o censo de Quirino em que os tumultos do povo foram notáveis. Por outra parte devemos ter em conta que tais censos demoravam anos para serem cumpridos.
No nosso caso não parece ser um censo fiscal mas uma convocação para prestar um juramento de fidelidade a César no tempo de Herodes. Este juramento foi feito por ordem de Roma e com os procedimentos romanos: isto é, no lugar de residência de cada um, especialmente no Oriente em que abundava a população flutuante. Foi feito para congraçar-se com César, aproximadamente no ano 7 aC. Este censo-juramento do ano 7/6 aC foi feito antes do censo de Quirino, legado da Síria no ano 6/7 dC. Por que Lucas escreve sobre Quirino se não era propriamente esse o censo que obrigou José a ir a Belém? A solução é a memória incorreta dos judeus que consideravam como datas memoráveis tanto a morte de Herodes como o censo de Quirino em que os tumultos do povo foram notáveis. Por outra parte devemos ter em conta que tais censos demoravam anos para serem cumpridos.
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O motivo de Lucas foi para delimitar o nascimento de Jesus com fatos históricos conhecidos na sua época. À parte essa intenção temos a ação do Espírito que nos dá detalhes para combater uma das mais sugestivas heresias do primitivo cristianismo: o docetismo, que pretendia provar que o corpo de Jesus era aparente. Os detalhes de seu nascimento desbaratam semelhante disparate. Uma outra intenção é ligar Jesus com Davi, não unicamente como descendente, da mesma tribo, mas também como um nascido no mesmo lugar para indicar a ininterrupção da realeza fundada no mais famoso dos reis de Israel. O nome Betlehem, casa do pão, é simbolicamente uma referência ao que chamar-se-ia pão descido do céu ( Jo 6, 51). Belém era a cidade de Davi e seria logo a cidade de Jesus.
O motivo de Lucas foi para delimitar o nascimento de Jesus com fatos históricos conhecidos na sua época. À parte essa intenção temos a ação do Espírito que nos dá detalhes para combater uma das mais sugestivas heresias do primitivo cristianismo: o docetismo, que pretendia provar que o corpo de Jesus era aparente. Os detalhes de seu nascimento desbaratam semelhante disparate. Uma outra intenção é ligar Jesus com Davi, não unicamente como descendente, da mesma tribo, mas também como um nascido no mesmo lugar para indicar a ininterrupção da realeza fundada no mais famoso dos reis de Israel. O nome Betlehem, casa do pão, é simbolicamente uma referência ao que chamar-se-ia pão descido do céu ( Jo 6, 51). Belém era a cidade de Davi e seria logo a cidade de Jesus.
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A palavra primogênito tem um valor religioso. Traduz a palavra por primícias que devem ser dadas a Deus.
A palavra primogênito tem um valor religioso. Traduz a palavra por primícias que devem ser dadas a Deus.
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O parto, segundo os dias costumeiros numa mulher, o envoltório em faixas era coisa rotineira entre as mulheres da época e da Palestina. Tudo par indicar que Jesus era um homem normal de corpo e osso, formado durante a gravidez no seio de Maria. O que não é normal é o presépio e por isso Lucas deve dar a razão do mesmo: Não havia lugar para eles no quarto de hóspedes. O simbolismo das faixas pode ser evidente, pois Salomão em Sb 7, 4 relaciona sua condição de REI com o fato de ter sido envolto em faixas. Ou como Moisés que foi envolto pela própria mãe por falta de parteira. Mais bem parece ser um sinal de que Jesus é como todo homem quando criança que é amado e acolhido, à diferença de Jerusalém que, segundo Ezequias 16, 4-5 afirma, tornar-se-ia uma cidade abandonada. Pelo contrário teve uma verdadeira mãe que o cuidava desde o primeiro instante. Um messias menino era praticamente impensado nos tempos de Jesus. Uma mãe solícita é o que descobrimos neste relato íntimo e familiar. Os católicos descobriram Maria como instrumento vivo para a vida do Salvador. O Verbo escolheu o Homem Jesus, mas também escolheu de modo especial Maria como mãe.
O parto, segundo os dias costumeiros numa mulher, o envoltório em faixas era coisa rotineira entre as mulheres da época e da Palestina. Tudo par indicar que Jesus era um homem normal de corpo e osso, formado durante a gravidez no seio de Maria. O que não é normal é o presépio e por isso Lucas deve dar a razão do mesmo: Não havia lugar para eles no quarto de hóspedes. O simbolismo das faixas pode ser evidente, pois Salomão em Sb 7, 4 relaciona sua condição de REI com o fato de ter sido envolto em faixas. Ou como Moisés que foi envolto pela própria mãe por falta de parteira. Mais bem parece ser um sinal de que Jesus é como todo homem quando criança que é amado e acolhido, à diferença de Jerusalém que, segundo Ezequias 16, 4-5 afirma, tornar-se-ia uma cidade abandonada. Pelo contrário teve uma verdadeira mãe que o cuidava desde o primeiro instante. Um messias menino era praticamente impensado nos tempos de Jesus. Uma mãe solícita é o que descobrimos neste relato íntimo e familiar. Os católicos descobriram Maria como instrumento vivo para a vida do Salvador. O Verbo escolheu o Homem Jesus, mas também escolheu de modo especial Maria como mãe.
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Quanto aos pastores diz-se que eram nômades, viviam no descampado pastoreando seu rebanho e à noite faziam suas vigílias para guardá-lo. Envolvidos em luz acolhem o anúncio do nascimento de Jesus. Deus toma como nova moradia os corpos simples dos pastores. São os novos tabernáculos, segundo o que Jesus declara à samaritana (Jo 4,24).
Quanto aos pastores diz-se que eram nômades, viviam no descampado pastoreando seu rebanho e à noite faziam suas vigílias para guardá-lo. Envolvidos em luz acolhem o anúncio do nascimento de Jesus. Deus toma como nova moradia os corpos simples dos pastores. São os novos tabernáculos, segundo o que Jesus declara à samaritana (Jo 4,24).
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O nascimento de um Salvador, Messias Senhor se converte na causa de um grande gozo para todo o povo de Israel.Muitos acreditam que quanto mais divinizemos a figura de Jesus tanto mais se tornará em proveito próprio essa imagem sagrada do mesmo que aparentemente despojamos da vertente humana. O evangelho de hoje mostra o contrário: Deus quis se aproximar do homem, tornando-se um de nós, sem diferença, porque ele ama a humanidade e a admite no seu filho com e motivo de nossa meditação.
O nascimento de um Salvador, Messias Senhor se converte na causa de um grande gozo para todo o povo de Israel.Muitos acreditam que quanto mais divinizemos a figura de Jesus tanto mais se tornará em proveito próprio essa imagem sagrada do mesmo que aparentemente despojamos da vertente humana. O evangelho de hoje mostra o contrário: Deus quis se aproximar do homem, tornando-se um de nós, sem diferença, porque ele ama a humanidade e a admite no seu filho com e motivo de nossa meditação.
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Se Cristo é como homem o modelo, poderemos pensar que tipo de homem o sábio, o rico, o poderoso, o louvado e estimado, ou pelo contrário o pobre, o humilde, o necessitado, o escondido e até excluído, foi desde o início o homem Jesus em quem o Verbo quis habitar pessoalmente unido a Ele. Evidentemente o evangelho de hoje escolhe este segundo tipo e o descreve com especiais detalhes de modo que ninguém se sinta envergonhado de sua pequenez e insignificância.
Se Cristo é como homem o modelo, poderemos pensar que tipo de homem o sábio, o rico, o poderoso, o louvado e estimado, ou pelo contrário o pobre, o humilde, o necessitado, o escondido e até excluído, foi desde o início o homem Jesus em quem o Verbo quis habitar pessoalmente unido a Ele. Evidentemente o evangelho de hoje escolhe este segundo tipo e o descreve com especiais detalhes de modo que ninguém se sinta envergonhado de sua pequenez e insignificância.
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Jesus é pastor, nasce como pastor e é visitado e adorado por pastores antes de ser Rei. Deus entre os homens gostará de ser o verdadeiro pastor trocando uma realeza esperada como era O esperado de um descendente do rei Davi, pelo ofício que este tinha de cuidar das ovelhas. O reinado de Cristo começa pelo serviço como pastor que dá a vida pelas ovelhas.
Jesus é pastor, nasce como pastor e é visitado e adorado por pastores antes de ser Rei. Deus entre os homens gostará de ser o verdadeiro pastor trocando uma realeza esperada como era O esperado de um descendente do rei Davi, pelo ofício que este tinha de cuidar das ovelhas. O reinado de Cristo começa pelo serviço como pastor que dá a vida pelas ovelhas.
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