sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comunhão e vida eterna* - HOMILIA DIÁRIA

Comunhão e vida eterna*

Postado por: padrepacheco

abril 23rd, 2010
 

Se na primeira parte do discurso Jesus vinculava a vida eterna à fé n'Ele, nesta segunda seção sujeita-se à comunhão do Seu Corpo e do Seu Sangue, que são verdadeira comida e bebida. De fato, fé e comunhão, fé e sacramento, fé e Eucaristia, exigem-se e complementam-se mutuamente. O Corpo e o Sangue, isto é, a Pessoa de Cristo, recebidos com fé, são fonte de vida eterna, já desde agora, para os que O comungam eucaristicamente. Não acontecem a magia e o automatismo sacramentais sem a fé, que ressalta da primeira parte do discurso do Pão da Vida, não há sacramento, vida, nem comunhão com Jesus. Isso mesmo expressamos em toda a Eucaristia, quando, após a consagração, professamos: "Eis o mistério da fé!" E na hora da comunhão tornamos a professar: o Corpo de Cristo: Amém! A fé é premissa do sacramento, e este expressa-a e a alimenta.

Jesus afirmava ainda mais: "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele. O Pai que vive enviou-me, e eu vivo pelo Pai; do mesmo modo, o que de mim se alimenta viverá por mim". Sobressai aqui a comunhão de Cristo com o homem e vice-versa, fundada no ato de comer a Sua Carne e beber o Seu Sangue. A Eucaristia comunica ao fiel a vida que o Filho recebe do Pai. Assim o comungante começa a participar da vida trinitária e da aliança de Deus com o homem por meio do Sangue de Cristo.

A contínua menção da "carne" de Jesus remete para o mistério da Sua encarnação na raça humana; e a repetida separação que se estabelece entre o Corpo e Sangue é uma manifesta referência aos dois extremos da vida do Senhor: encarnação e morte, associadas ambas com a Eucaristia, cuja instituição O vinculou de maneira expressa com a Sua morte sacrifical na véspera desta. Daí o valor de sacrifício e de kerigma que tem a Eucaristia e que declaramos ao dizer: "Anunciamos a tua morte, proclamamos a tua ressurreição. Vem, Senhor Jesus".

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 209-210. Paulus: 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...