"Os monges antigos, quando se encontravam nos mosteiros, saudavam-se com uma expressão em latim: 'Memento moris'. O significa essa frase? 'Vais morrer' E o outro respondia "Carpe Diem" que quer dizer: 'Viva bem o dia de hoje'". (trecho da pregação: "Reconcilie-se com a sua morte") Padre vem nos dizer que não devemos temer a morte, pois é ela quem vai nos levar para o encontro definitivo com Deus. É uma realidade que não podemos fugir, por isso devemos aproveitar o momento presente, sem nos preocuparmos com a morte.
Memento moris é uma expressão latina que significa algo como
, "lembre-se de que você vai morrer". Carpe Diem é uma frase em latim e é popularmente traduzida para
"Colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro". Na pregação o padre menciona o filme:
"A sociedade dos poetas mortos", para lembrar esta frase. No filme, o professor Keating, personagem de Robin Willians pede para que os alunos se aproximem de uma galeria de fotos de ex-alunos para ouvirem os espíritos:
"Aproveite o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias". Trago aqui um trecho do livro:
"Seja feliz todos os dias", onde o padre Léo nos diz que devemos acolher o hoje de Deus para a nossa vida:
"A vida é hoje e hoje podemos ser felizes. Não fique preso ao passado... Não permita que o pessimismo e o negativismo influenciem a sua vida. Acolha o novo como uma criança. Esqueça o passado. Ajude Deus a ajudar você. A Cura Interior ajuda-nos a acolher cada dia como um presente de Deus. Viva o hoje de Deus!" Saboreie a vida hoje, viva intensamente cada segundo, porque o segundo anterior já não existe mais. O tempo da graça é hoje, o tempo de sua salvação é hoje. Não devemos ter medo da morte, e sim o que vai nos levar à condenação eterna: o nosso pecado.
"Viva como se fosse o último dia de sua vida, um dia você acerta"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário